Ocorrências da Sessão (42ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)



– Logo após a aprovação da ata, a vereadora Semilda dos Santos  – Tita, em questão de ordem, informou que precisaria se ausentar por alguns minutos da sessão devido a uma audiência judicial virtual da qual participaria nas dependências do seu gabinete.

– Conforme o Requerimento nº 867/2022 [Convite ao Senhor Bily Anderson Batista Cassol para comparecer à Sessão Ordinária do dia 06 de julho de 2022, a fim de falar sobre a premiação de segundo lugar na Batalha Especial no Festival Nacional de Breaking], o Sr. Presidente concedeu o uso da palavra ao vereador Enio Brizola, que enalteceu a conquista do Sr.  Bily Anderson, parabenizou-o pelo título conquistado e entregou a ele um quadro de reconhecimento providenciado pelo seu gabinete. Na sequência, o convidado ocupou a tribuna e falou sobre as dificuldades e preconceitos que enfrentou, ao longo da sua trajetória, especialmente em virtude de ser um jovem da periferia, autista e ter o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O Sr. Bily Anderson expressou o quanto a conquista é significativa não apenas para ele, que teve a vida transformada pelo hip hop, mas também para outros jovens como ele, pois mostra que é possível sonhar. Ele falou da sua satisfação em levar o nome do Município e do Estado para uma competição nacional e, por fim, agradeceu pelo reconhecimento e pela oportunidade de falar sobre a sua conquista. Em questões de ordem, diversos vereadores se manifestaram e parabenizaram o Sr. Bily Anderson. Na sequência, foi feito um registro fotográfico dos parlamentares com o convidado.

– No início da leitura do expediente, o vereador Raizer Ferreira, em requerimento verbal, solicitou a retirada do Projeto de Lei Complementar nº 3/2022, a primeira matéria que constava no expediente.

– Em requerimento verbal, o vereador Gustavo Finck solicitou a retirada do Projeto de Resolução nº 5/2022 [Dispõe sobre o uso de Certificado Digital na Assinatura de Documentos Públicos na Forma Eletrônica no âmbito do Poder Legislativo e estabelece outras providências], tendo em vista a manifestação da Mesa Diretora de apresentar outro projeto para tratar da temática.

– Após a discussão do Substitutivo nº 7/2022 ao Projeto de Lei nº 127/2021 [Denomina ciclofaixa Nilo Paes de Oliveira uma via pública], em atenção a um requerimento verbal do vereador Ricardo Ritter, aprovado pelo Plenário, o espaço da tribuna foi concedido à Sra. Susana Paes de Oliveira, filha do Sr. Nilo Paes de Oliveira. Ela afirmou que seu pai jamais pensaria uma homenagem como esta prestada pela Câmara, pois era um homem simples e pouco vaidoso. Por fim, ela agradeceu a homenagem e afirmou que a família estava emocionada e sentia-se muito honrada pela deferência.

– Conforme acordado entre os parlamentares, foi suprimida a suspensão regimental entre a ordem do dia e o espaço destinado ao uso da palavra pelos Srs. Vereadores.