Ocorrências da Sessão (83ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)
– Em virtude da licença do vereador Darlan Oliveira, conforme o Requerimento nº 1938/2022, o suplente Tarcísio Heming exercia a vereança nos dias 13 e 14 de dezembro.
– Em requerimento verbal, o vereador Inspetor Luz solicitou a dispensa do interstício regimental, de modo que a Redação Final do Projeto de Lei nº 73/2022 fosse apreciada a seguir, o que foi aprovado, sendo a referida matéria apreciada e aprovada na sequência.
– A sessão foi suspensa após a votação da ordem do dia. Reaberta a sessão, foi feita a verificação de quórum. Na sequência, o vereador Gustavo Finck, em requerimento verbal, solicitou a suspensão da sessão por dez minutos para reunião de bancada do PP, o que foi deferido.
– Reaberta a sessão, foi feita a verificação nominal de quórum. A seguir, a vereadora Lourdes Valim, em requerimento verbal, solicitou a suspensão da sessão por vinte minutos para reunião de bancada do Republicanos, o que foi deferido.
– Reaberta a sessão, foi feita a verificação nominal de quórum. Na sequência, o vereador Enio Brizola, em requerimento verbal, solicitou a suspensão da sessão por vinte minutos para reunião de bancada do PT, o que foi deferido.
– Reaberta a sessão, foi feita a verificação nominal de quórum. Em questão de ordem, o presidente Cristiano Coller informou que acabara de receber notificação do Tribunal de Justiça suspendendo as sessões extraordinárias previstas para os dias 14, 15 e 27 de dezembro de 2022.
– Em seguida, o presidente Cristiano Coller informou, conforme segue abaixo, a composição das chapas apresentadas para a eleição da Mesa Diretora para o ano de 2023, segundo prevê a Lei Orgânica Municipal e o Parágrafo Único do Artigo 29 do Regimento Interno: CHAPA 1: Presidente – vereador Gustavo Finck; Vice-Presidente – vereadora Lourdes Valim; 1º Secretário – vereador Enio Brizola; e 2º secretário – vereador Inspetor Luz. CHAPA 2: Presidente – vereador Fernando Lourenço; Vice-Presidente – vereador Ricardo Ritter – Ica; 1ª Secretária – vereadora Semilda dos Santos – Tita; e 2º secretário – vereador Cristiano Coller. Em votação única, nominal, a CHAPA 1 recebeu 5 votos favoráveis, e a CHAPA 2 recebeu 9 votos favoráveis. Os vereadores Enio Brizola, Felipe Kuhn Braun, Gustavo Finck, Inspetor Luz e Lourdes Valim votaram na Chapa 1. Os vereadores Cristiano Coller, Fernando Lourenço, Gerson Peteffi, Tarcísio Heming, Ito Luciano, Raizer Ferreira, Ricardo Ritter – Ica, Semilda dos Santos – Tita e Vladi Lourenço votaram na Chapa 2. Deste modo, a CHAPA 2 foi declarada vencedora, e a Mesa Diretora para o ano de 2023 ficou composta da seguinte forma: Presidente – vereador Fernando Lourenço; Vice-Presidente – vereador Ricardo Ritter – Ica; 1ª Secretária – vereadora Semilda dos Santos – Tita; e 2º secretário – vereador Cristiano Coller. Na sequência, o Presidente Cristiano Coller questionou quais parlamentares gostariam de compor a Comissão Representativa. Em requerimento verbal, o vereador Ito Luciano solicitou vinte minutos para reunião da bancada do PTB, o que foi deferido.
– Reaberta a sessão, foi feita a verificação nominal de quórum. Após, o vereador Gerson Peteffi solicitou a suspensão da sessão por 15 minutos para reunião da bancada do MDB, o que foi deferido.
– Reaberta a sessão, foi feita a verificação nominal de quórum. Na sequência, o vereador Fernando Lourenço solicitou a suspensão da sessão por 20 minutos para reunião da bancada do PDT, o que foi deferido.
– Reaberta a sessão, foi feita a verificação nominal de quórum. A seguir, o vereador Raizer Ferreira solicitou a suspensão da sessão por 20 minutos para reunião da bancada do PSDB, o que foi deferido.
– Reaberta a sessão, foi feita a verificação nominal de quórum. Em seguida, o Sr. Presidente informou a composição da Comissão Representativa: Presidente: vereador Fernando Lourenço; demais vereadores titulares: Ricardo Ritter – Ica, Semilda dos Santos – Tita, Cristiano Coller e Ito Luciano. Vereadores suplentes: Raizer Ferreira, Gerson Peteffi, Vladi Lourenço e Enio Brizola.
– Em seguida, a sessão foi suspensa pelo tempo necessário para a lavratura da ata. Reaberta a sessão, foi feita a verificação de quórum. Após, a ata foi lida e aprovada, e o Senhor Presidente disponibilizou o uso da palavra aos vereadores e líderes de bancada. Não havendo inscritos, foi solicitado adendo à ata, sem suspensão da sessão. Em votação final, a ata foi aprovada, e a sessão, encerrada.