Ocorrências da Sessão (4ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)
– Em requerimento verbal, o vereador Enio Brizola solicitou a inversão da pauta, de modo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente, o que foi aprovado.
– Em requerimento verbal, o vereador Enio Brizola solicitou que, durante a votação da ordem do dia, o Projeto de Lei nº 100/2022 [Denomina Rua João Valderi dos Santos uma via pública] fosse apreciado antes das demais matérias. Em votação, foi aprovado.
– Durante a discussão do Projeto de Lei nº 100/2022, o vereador Inspetor Luz falou em nome do parlamentar Gerson Peteffi.
– Em requerimento verbal, o vereador Cristiano Coller solicitou a concessão do uso da palavra, após a discussão do Projeto de Lei nº 100/2022, para a Sra. Rejane da Rosa, viúva do finado João Valderi dos Santos, o que foi deferido. A Sra. Rejane agradeceu o reconhecimento concedido através da aprovação do respectivo projeto de lei. Na sequência, foi feito um registro fotográfico.
– O presidente Fernando Lourenço informou que, conforme acordado entre os vereadores, os Projetos de Lei nºs 81 e 98/2022, de autoria do vereador Gerson Peteffi, seriam votados em bloco.
– Em requerimento verbal, o vereador Gerson Peteffi solicitou a concessão do uso da palavra, após a discussão do Projeto de Lei nº 81/2022 [Denomina “Praça Hugo Reni Hannecker” uma praça pública localizada no Bairro Lomba Grande], para o Sr. Luiz Fernando, filho do falecido Sr. Hugo Reni Hannecker, o que foi deferido. O Sr. Luiz Fernando agradeceu o reconhecimento concedido através da aprovação do respectivo projeto de lei.
– Em requerimento verbal, o vereador Gerson Peteffi solicitou a concessão do uso da palavra, após a discussão do Projeto de Lei nº 98/2022 [Denomina Rua Roque Romeo Maldaner uma rua pública localizada no Bairro Lomba Grande], para a Sra. Viviane Maldaner, filha do finado Sr. Roque Romeo Maldaner, o que foi deferido. A Sra. Viviane agradeceu o reconhecimento concedido através da aprovação do respectivo projeto de lei. A sessão foi suspensa por cinco minutos para um registro fotográfico.
– O cidadão Pedrinho Oliveira fez uso do espaço destinado à tribuna popular. Falou sobre pedidos de emendas parlamentares para demandas da comunidade hamburguense, como o projeto habitacional para prevenção de enchentes e a ponte/pontilhão na Rua Castelo Branco. Também foram tema de sua explanação os projetos da Sociedade Novos Talentos, como a Copa Novos Talentos, Troféus Destaques, Esporte Integrado da Sociedade Novos Talentos e divulgação do lançamento do CD e DVD Talentos Show.
– Em requerimento verbal, o vereador Felipe Kuhn Braun solicitou que fosse concedido o uso da palavra para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Novo Hamburgo, Sr. Angelo Louzada. Foi deferido um espaço de dez minutos. O Sr. Angelo reivindicou o pagamento do piso salarial para os profissionais de enfermagem da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo. Trouxe exemplos de municípios brasileiros que já realizaram o reajuste nas folhas de pagamento da categoria. Também fizeram uso da palavra os vereadores Felipe Kuhn Braun e Raizer Ferreira.
– O vereador Felipe Kuhn Braun, em requerimento verbal, propôs a votação em bloco dos requerimentos e dos pedidos de providências. Em votação, foi aprovado.
– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental após a leitura do expediente, passando-se imediatamente ao espaço destinado ao uso da palavra pelos vereadores e líderes partidários.