Ocorrências da Sessão (10ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)



– Em atenção ao Requerimento nº 67/2023 [Convite à Senhora Débora do Carmo Vicente, Chefe da Seção de Programas Institucionais da Escola Judiciária Eleitoral Paulo Brossard de Souza Pinto, para comparecer na Sessão Ordinária de 08 de março de 2023, a fim de explanar sobre a importância da mulher na política], de autoria da vereadora Semilda dos Santos –  Tita, a parlamentar ocupou a tribuna e discorreu sobre a luta das mulheres para a equiparação de direitos, oportunidades e tratamento, bem como acerca da conquista do direito de votarem e serem votadas. A vereadora salientou que, embora tenha havido progressos, a representatividade das mulheres na política ainda é pequena, sendo necessário que mais mulheres – que são a maioria do eleitorado brasileiro – ocupem cargos eletivos na política. Após, o uso da palavra foi concedido à Senhora Débora do Carmo Vicente, Chefe da Seção de Programas Institucionais da Escola Judiciária Eleitoral Paulo Brossard de Souza Pinto, que explanou sobre a ocupação das mulheres em diferentes áreas da sociedade, no Brasil e no mundo, bem como acerca da importância da mulher na política e da necessidade de incentivar a  participação feminina na política e em espaços institucionais. Em questões de ordem, diversos vereadores se manifestaram sobre o assunto. Encerrada a participação da Sra. Débora, o vice-prefeito Márcio Lüders ocupou a tribuna e falou sobre a importância das mulheres na sociedade, manifestou o desejo de que mais mulheres ocupem espaços na política e parabenizou-as pelo seu dia. Após, a sessão foi suspensa para registros fotográficos.

– Reaberta a sessão, em requerimento verbal, o vereador Cristiano Coller solicitou a inversão da pauta, de modo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente, o que foi aprovado.

– Em requerimento verbal, o vereador Darlan Oliveira solicitou que, após a votação da ordem do dia, o espaço da tribuna fosse concedido à Sra. Gabriela Ortiz, vereadora de Sapucaia do Sul, o que foi aprovado.

– Após a votação do Projeto de Lei nº 103/2022 [Denomina Rua Geraldo Haubert uma via pública], o espaço da tribuna foi concedido, a pedido do vereador Cristiano Coller, à Sra. Vanusa Haubert, viúva do Sr. Geraldo Haubert, a qual agradeceu a homenagem.

– Conforme aprovado anteriormente, o espaço da tribuna foi concedido à Sra. Gabriela Ortiz, vereadora de Sapucaia do Sul, que falou sobre as dificuldades de as minorias ocuparem seus espaços na sociedade, bem como discorreu sobre a importância de as mulheres participarem da política e terem representatividade em todos as esferas de poder.