Ocorrências da Sessão (13ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)



– O Presidente Fernando Lourenço fez o lançamento oficial da 12ª edição da Carta de Serviços ao Cidadão da Câmara de Novo Hamburgo, que apresenta ao público um breve histórico sobre o parlamento hamburguense, sua identidade organizacional, os tipos e o funcionamento das sessões, o trabalho das comissões permanentes, da Procuradoria Especial da Mulher e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, a tribuna popular, os gabinetes parlamentares, a Ouvidoria, a Escola do Legislativo, o Projeto Vereador Mirim e setores como Secretaria, Protocolo e Apoio Legislativo. O presidente informou que a carta está disponível nas versões online e impressa.

– Em requerimento verbal, o vereador Gerson Peteffi solicitou a inversão da pauta, de modo que a ordem do dia fosse apreciada antes da fala dos convidados prevista para aquela noite, o que foi aprovado, com o voto contrário do vereador Gustavo Finck.

– A servidora Maria Carolina Seitenfus Hagen, diretora da Escola do Legislativo, apresentou o Projeto Vereador Mirim, que terá sua 4ª edição em 2023. No início da apresentação, foi exibido um vídeo sobre as edições anteriores do programa. Após, a servidora Maria Carolina apresentou as etapas do projeto, destacando que a novidade desse ano será a participação de escolas da rede estadual e privada.

– Atendendo aos Requerimentos nº 257 e 258/2023, de autoria dos vereadores Felipe Kuhn Braun e Gustavo Finck, o Senhor Leonício Fonseca, presidente do Lar São Vicente de Paula, e a Senhora Loreni Maria Pereira, ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI), ocuparam a Tribuna para falar a respeito do impasse referente à transferência do Fundo do Idoso ao caixa da Prefeitura. O vereador Gustavo Finck apresentou os convidados e convidou-os para fazer uso da palavra. Após a explanação, vários vereadores fizeram questionamentos, que foram respondidos pelos convidados.

– O Sr. Presidente solicitou a supressão do intervalo regimental entre o expediente e o espaço destinado ao uso da palavra, o que foi aprovado.