Ocorrências da Sessão (37ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)
– Em atenção ao Requerimento nº 683/2023 [Parte do Expediente da Sessão Ordinária de 21 de junho de 2023 para homenagear os 60 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE], o autor da matéria, vereador Felipe Kuhn Braun, ocupou a tribuna para introdução do assunto. Em seu pronunciamento, o autor (que falou em nome dos vereadores Gustavo Finck e Lourdes Valim) discorreu sobre a importância do trabalho da associação. Manifestaram-se em cumprimento e homenagem à APAE os vereadores Raizer Ferreira (que falou em nome dos vereadores Vladi Lourenço, Ito Luciano, Darlan Oliveira, Ricardo Riter – Ica e Semilda dos Santos – Tita) e Inspetor Luz (que falou em nome dos vereadores Cristiano Coller e Enio Brizola). O parlamentar Felipe Kuhn Braun entregou um quadro comemorativo ao presidente da APAE – NH, Senhor Rodrigo Evandro da Silva, que também fez uso da tribuna para agradecer a honraria. Na sequência, o diretor-geral da instituição, Senhor Carlos Luiz Spengler, fez uso da tribuna. Ele discorreu sobre a trajetória da instituição e falou acerca do trabalho desenvolvido. Para finalizar, os alunos do grupo de danças alemãs da APAE – NH, sob a coordenação da professora Maria Valfriede Wentz Weber, realizaram uma apresentação artística. A sessão foi suspensa por cinco minutos para registro fotográfico.
– Em atenção ao Requerimento nº 943/2023 [Retirada do Requerimento nº 898/2023 e transferência da Parte do Expediente em homenagem à Paróquia Santo Antônio pela passagem dos seus 40 anos de fundação, para o dia 21 junho de 2023], o autor da matéria, vereador Ito Luciano, ocupou a tribuna para introdução do assunto. Em seu pronunciamento, o autor falou sobre a importância do trabalho realizado pela paróquia. Manifestaram-se em cumprimento e homenagem à Paróquia Santo Antônio os vereadores Felipe Kuhn Braun e Enio Brizola. O Parlamentar Ito Luciano entregou um quadro comemorativo ao pároco da Paróquia Santo Antônio, Padre Elton Vinícius Mayer, que também fez uso da tribuna para agradecer a honraria. A sessão foi suspensa por dois minutos para registro fotográfico.
– Em requerimento verbal, o vereador Gustavo Finck solicitou a inversão da pauta, de modo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente, o que foi aprovado.
– Em requerimento verbal, o vereador Gustavo Finck solicitou que a Moção nº 36/2023, de sua autoria, fosse a primeira matéria a ser discutida e votada na ordem do dia. Em votação, foi aprovado.
– Em requerimento verbal, o vereador Gustavo Finck solicitou o uso da palavra, durante a discussão da Moção nº 36/2026, para o prefeito de Campo Bom, Senhor Luciano Orsi, o que foi deferido. O prefeito da cidade vizinha falou sobre a sua trajetória política e a sua relação com a cidade de Novo Hamburgo. Também discorreu sobre a sua posse como presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), que ocorreu no dia 06 de junho de 2023. Agradeceu o reconhecimento e a oportunidade para falar sobre os novos desafios.
– Em requerimento verbal, o vereador Cristiano Coller solicitou o uso da palavra, durante a discussão da Moção nº 38/2026, para o Senhor Jean Frantzeski Charão, aprovado remanescente do concurso público do Corpo de Bombeiros, o que foi deferido. O Senhor Jean falou sobre a importância do chamamento de todos os aprovados no concurso público dos Bombeiros. Agradeceu o apoio dos parlamentares do legislativo hamburguense na demanda. Todos os vereadores presentes solicitaram para serem signatários na respectiva matéria.
– A vereadora Lourdes Valim precisou se ausentar da sessão plenária, após a votação da ordem do dia, para prestar apoio a uma família enlutada por falecimento trágico. O presidente Fernando Lourenço solicitou que a justificativa apresentada pela vereadora constasse em ata.
– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental após a leitura do expediente, passando-se imediatamente ao espaço destinado à tribuna popular.
– O advogado Nelson Lilioso de Freitas Silveira fez uso do espaço destinado à tribuna popular, representando o Sr. Vilson dos Santos de Moura, vice-presidente do Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais de Novo Hamburgo – GSFM-NH. Em sua fala, ele discorreu sobre o dissídio dos servidores municipais e o 13º salário dos aposentados. Explicou que o Sindicato apresentou um cálculo reivindicando reajuste de 16,26% ao funcionalismo municipal. Ele mencionou que o percentual ideal seria 20%, mas que a porcentagem proposta já seria suficiente para manter um poder de compra competitivo. O advogado destacou que outro fator agravante é que não houve reajuste no período da pandemia do coronavírus, ou seja, não houve correção inflacionária dos triênios. O vereador Gerson Peteffi também fez uso da palavra e manifestou seu apoio para solucionar a respectiva demanda.