Ocorrências da Sessão (50ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)
– O presidente Fernando Lourenço informou que, conforme acordado na reunião de líderes, o uso da palavra seria concedido – no início da sessão – ao Presidente da COMUSA (Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo), Senhor Márcio Lüders. Em sua fala, o presidente da autarquia contextualizou cronologicamente os episódios denunciados pelo Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais de Novo Hamburgo (GSFM-NH).
– Em requerimento verbal, o vereador Gustavo Finck solicitou que fosse concedido o uso da palavra, logo após a fala do Presidente da COMUSA, ao advogado do GSFM-NH, Senhor Nelson Lilioso de Freitas Silveira. Em votação, foi aprovado. O advogado também contextualizou cronologicamente os episódios denunciados e expôs os motivos pelos quais o GSFM-NH recorreu ao legislativo municipal. Também fizeram uso da palavra, em questões de ordem, os vereadores Enio Brizola e Inspetor Luz.
– Em requerimento verbal, a vereadora Lourdes Valim solicitou que o Requerimento nº 1250/2023 [Voto de Congratulações ao COMDIM - Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em decorrência do trabalho desenvolvido através da Lei nº 11.340/2006 - Maria da Penha, que esse mês completa 17 anos de existência] fosse remetido para a ordem do dia, o que foi aprovado.
– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental após a votação da ordem do dia e também o espaço destinado ao uso da palavra pelos vereadores e líderes partidários.