Ocorrências da Sessão (67ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)
– Em requerimento verbal, o vereador Vladi Lourenço solicitou a inversão da pauta, de modo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente, o que foi aprovado.
– Em atenção ao Requerimento nº 957/2023 [Convite à coordenadora do Grupo Amigas de Mãos Dadas, Sra. Flávia Regina Trevisan, para participar da sessão ordinária de 11 de outubro de 2023, a fim de falar sobre o Outubro Rosa], a proponente da matéria, vereadora Semilda - Tita ocupou a tribuna para introdução do assunto. Em sua fala, a autora falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo Grupo Amigas de Mãos Dadas. Na sequência, a coordenadora do grupo, Senhora Flávia Regina Trevisan, fez uso da tribuna. Em seu pronunciamento, discorreu sobre o Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento. Lembrou que o nome da campanha remete à cor do laço, que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. Aproveitou o espaço para divulgar a caminhada do Outubro Rosa e o chá, respectivamente nos dias 17 e 28 de outubro. A seguir, a vereadora Semilda – Tita verbalizou o convite para a Audiência Pública a realizar-se no dia 19 de outubro de 2023, com início às 19h, no Plenário desta Casa Legislativa, para tratar sobre casos que envolvam violência doméstica, políticas públicas para as mulheres, fluxograma da rede de atendimento e a criação da Casa da Mulher Brasileira. Também fizeram uso da palavra os vereadores Felipe Kuhn Braun (que falou em nome do vereador Gustavo Finck), Lourdes Valim, Cristiano Coller, Enio Brizola (que falou em nome do vereador Ito Luciano), Raizer Ferreira (que falou em nome dos vereadores Ricardo Riter – Ica e Vladi Lourenço) e Gerson Peteffi (que falou em nome do vereador Inspetor Luz). Na sequência, a vereadora Semilda - Tita entregou um arranjo de flores para a coordenadora do Grupo Amigas de Mãos Dadas, Sra. Flávia Regina Trevisan. Após, a sessão foi suspensa por cinco minutos para registro fotográfico.
– Em requerimento verbal, o vereador Cristiano Coller solicitou a supressão do intervalo regimental que ocorreria após a votação da ordem do dia, de modo que a leitura do expediente fosse realizada na sequência, o que foi aprovado.
– O vereador Cristiano Coller, em requerimento verbal, propôs a votação em bloco dos requerimentos. Em votação, foi aprovado.
– A Senhora Sandra Baldin, diretora da Escola Estadual Especial Keli Meise Machado, fez uso do espaço destinado à tribuna popular para divulgar o evento de comemoração em alusão aos 35 anos da instituição, a ser realizado no próximo dia 28 de outubro.
– O Sr. Presidente Ricardo Riter – Ica concedeu o uso da tribuna, pelo tempo de três minutos, ao cidadão Josué Miguel de Mello, que discorreu sobre a situação precária da Praça Centenário, localizada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Canudos. Relatou problemas de infiltração no telhado da cancha de bocha, má conservação da pavimentação que dá acesso aos veículos e alagamentos em dias de chuva e pediu a intervenção dos vereadores para solução da demanda.