Ocorrências da Sessão (22ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)
– Aberta a sessão, conforme proposto pelo presidente em exercício, Ito Luciano, fez-se um minuto de silêncio em memória ao servidor Marlon Ibrahim Aziz, falecido no último dia 18 de abril.
– Tendo em vista a licença do vereador Gerson Peteffi, conforme o Requerimento nº 532/2024 [Licença da vereança do vereador Gerson Peteffi dos dias 22 a 29 de abril de 2024, por motivos particulares], a suplente Andiara Zanella (MDB) exercia a vereança.
– Em virtude da licença do presidente Gerson Peteffi, houve a recomposição da Mesa. O vereador Ito Luciano ocupou a Presidência, o vereador Ricardo Ritter - Ica ocupou a Vice-Presidência, a vereadora Semilda - Tita ocupou a 1ª Secretaria e a vereadora Andiara Zanella ocupou a 2ª Secretaria.
– O vereador Darlan Oliveira estava ausente na sessão.
– Em atenção ao Requerimento nº 560/2024 [Voto de Pesar pelo falecimento de Marlon Ibrahim Aziz], os familiares Rodrigo Ibrahim Aziz e Priscila Oliveira foram conduzidos à tribuna de honra pela vereadora Lourdes Valim. Foi exibida uma apresentação de slides com fotos em homenagem ao servidor Marlon Ibrahim Aziz. Os vereadores Ricardo Riter – Ica, Enio Brizola, Raizer Ferreira, Felipe Kuhn Braun, Cristiano Coller, Semilda dos Santos – Tita, Andiara Zanella, Gustavo Finck, Fernando Lourenço e Ito Luciano fizeram uso da palavra. Os parlamentares discorreram sobre momentos vivenciados com o finado colega e proferiram palavras de solidariedade e esperança à família enlutada.
– Em requerimento verbal, o vereador Vladi Lourenço solicitou a inversão da pauta, de modo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente, o que foi aprovado.
– Em requerimento verbal, o vereador Cristiano Coller solicitou a concessão do uso da palavra, durante a discussão do Projeto de Lei nº 69/2023 [Denomina Rua Ilga Grings Streit uma via pública], para o Senhor Edson Luis da Silva, o que foi deferido. O Senhor Edson falou sobre a trajetória da familiar homenageada e, em nome da família, agradeceu a concessão da honraria.
– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental após a votação da ordem do dia, passando-se diretamente para a leitura do expediente.
– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental após a leitura do expediente, bem como o espaço destinado ao uso da palavra pelos vereadores e líderes partidários.