Ocorrências da Sessão (71ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)
– Os vereadores Fernandinho Lourenço e Gustavo Finck estavam ausentes.
– Em requerimento verbal, o vereador Darlan Oliveira solicitou a inversão da pauta, de modo que a ordem do dia fosse apreciada antes das homenagens previstas e da leitura do expediente. Na sequência, em requerimento verbal, o vereador Felipe Kuhn Braun invocou o artigo 21 do Regimento Interno [comunicação de líder] para que, antes da apreciação da ordem do dia, o uso da palavra fosse concedido ao procurador-geral da Câmara, Deiwid Amaral da Luz, a fim de que apresentasse um parecer sobre a Lei Municipal nº 3559/2024 [Veda a realização de eventos festivos com a utilização de recursos públicos quando o município se encontrar em estado de calamidade pública ou em situação de emergência.], promulgada pela Câmara recentemente. O vereador Enio Brizola, por sua vez, requereu que fosse mantida a ordem regimental da sessão, com a realização das homenagens antes da votação da ordem do dia, para não haver prejuízo ao debate da ordem do dia. Em votação, foram aprovados os requerimentos dos vereadores Darlan Oliveira e Felipe Kuhn Braun, sendo redundante, por isso, a votação do requerimento verbal do vereador Enio Brizola. Na sequência, conforme solicitado pelo vereador Felipe Kuhn Braun, o procurador-geral da Câmara utilizou a tribuna para se pronunciar sobre a Lei Municipal nº 3559/2024. Em seguida, o vereador Ricardo Ritter-Ica, através de um requerimento verbal, solicitou que a fala do procurador fosse encaminhada à Secretaria Municipal de Cultura e também ao Conselho Municipal de Cultura. Após, deu-se início à ordem do dia.
– Encerrada a ordem do dia, foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental que ocorreria na sequência, passando-se diretamente para as homenagens previstas para a sessão.
– Em atenção ao Requerimento nº 487/2024 de autoria Mesa da Câmara Municipal da [Parte do Expediente da Sessão Ordinária do dia 30 de outubro de 2024 para homenagear os 10 anos da Escola do Legislativo Vereador Sergio Luis Hanich]. O presidente Gerson Peteffi, fez uso da tribuna para prestar a respectiva homenagem e na sequência foi exibido um vídeo institucional com as atividades desenvolvidas pela Escola do Legislativo. Após a fala do vereador (que falou em nome do vereador Ito Luciano), também fizeram uso da palavra os parlamentares Ricardo Ritter-Ica, Semilda – Tita, Felipe Kuhn Braun, Cristiano Coller (que falou em nome do vereador Enio Brizola) e Raizer Ferreira. Na sequência, o presidente Gerson Peteffi entregou um quadro de homenagem à estagiária Vitória Daitx e à senhora Maria Carolina Seitenfus Hagen, a qual também fez uso da tribuna para agradecer a honraria.
– Em atenção ao Requerimento nº 1561/2024 [Parte do Expediente da Sessão Ordinária do dia 30 de outubro de 2024 em homenagem aos 30 anos do Salão Eduardo Cabeleireiros], o proponente, vereador Enio Brizola, fez uso da tribuna para prestar a respectiva homenagem. Após a fala do vereador, também fez uso da palavra o parlamentar Cristiano Coller. Na sequência, o vereador Enio Brizola entregou um quadro de homenagem ao senhor Pedro Correia Cardoso, o qual também fez uso da tribuna para agradecer a honraria. A seguir, houve o registro fotográfico com os homenageados do dia.
– Na sequência, deu-se início à leitura do expediente. Entretanto, por não haver quorum regimental, foi suprimida a votação dos requerimentos, sendo determinada pelo presidente a inclusão dos requerimentos desta sessão no expediente da sessão ordinária de 04 de novembro. Assim, foi lida apenas a correspondência e os pedidos de providência que constavam no expediente.
– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental após a leitura do expediente, passando-se imediatamente ao espaço destinado ao uso da palavra pelos vereadores e líderes partidários.
– Em requerimento verbal, o vereador Cristiano Coller solicitou a concessão do uso da palavra para o Senhor Kurt Joaquim Luft, o que foi deferido. O Senhor Kurt falou sobre a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.
– O Senhor Pedrinho Oliveira, Presidente Fundador da Sociedade Novos Talentos, fez uso do espaço destinado à tribuna popular para falar sobre distrito industrial, redução de impostos, projeto gigante – verbas de 200/300 milhões – enchentes, esgotos (abrir caixa, beco bandeirantes – iguaçu) , festa natal feliz solidário 36º edição regional, projeto música, esporte e educação – alma gêmea.