Ocorrências da Sessão (33ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)
– Em requerimento verbal, o vereador Felipe Kuhn Braun solicitou a inversão da pauta, de modo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente, o que foi aprovado.
– Em atenção ao Requerimento nº 636/2025 [Convite à Senhora Jordana Vaz Peres Alves para participar da Sessão Ordinária de 02 de junho, a fim de falar sobre Junho Vermelho - que tem como objetivo conscientizar e incentivar a doação de sangue.], de autoria da vereadora Deza Guerreiro, o uso da palavra foi concedido à parlamentar para introdução do assunto. A seguir, fez uso da tribuna a Senhora Jordana Vaz Peres Alves, biomédica, que agradeceu pelo convite para falar sobre o assunto. A biomédica pontuou que junho, início do inverno, é um período crítico para os hemocentros devido à queda nas doações, o que motivou a escolha do mês para reforçar a campanha de solidariedade. Além disso, enfatizou que a situação da doação de sangue em Novo Hamburgo e no Vale do Sinos segue a tendência nacional, com desafios na regularidade das doações, destacando a importância do Junho Vermelho e reforçando que doar é um ato seguro, voluntário e essencial, já que o sangue não pode ser produzido artificialmente. Ela também pediu ações permanentes de conscientização e combate a mitos que afastam doadores. Encerrado o pronunciamento da Senhora Jordana, foi aberto o espaço para questionamentos dos parlamentares. Fizeram uso da palavra os vereadores Eliton Ávila, Joelson de Araújo, Giovani Caju, Deza Guerreiro, Ricardo Ritter – Ica, Professora Luciana Martins e Ito Luciano. As respectivas respostas foram prestadas, pontualmente, pela Senhora Jordana.
– Em virtude da ausência do primeiro-secretário, vereador Felipe Kuhn Braun, após a votação da ordem do dia, houve a recomposição da Mesa, sendo a Primeira-Secretaria ocupada pelo vereador Joelson de Araújo.
– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental após a leitura do expediente, passando-se imediatamente ao espaço destinado ao uso da palavra pelos vereadores e líderes partidários.