Ocorrências da Sessão (62ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)

– Logo após a verificação de quórum, no início da sessão, a vereadora Daia Hanich, Vice-Presidente ad hoc, informou que o vereador presidente Cristiano Coller (PP) estava ausente por motivos de saúde.

– Em virtude da ausência do presidente Cristiano Coller, houve a recomposição da Mesa, com a vereadora Daia Hanich (Vice-Presidente) ocupando a Presidência; o vereador Felipe Kuhn Braun (1º Secretário) ocupando a Vice-Presidência; o vereador Joelson de Araújo (2º Secretário) ocupando a 1ª Secretaria; e o vereador Ricardo Ritter – Ica ocupando a 2ª Secretaria.

– Em requerimento verbal, o vereador Felipe Kuhn Braun solicitou a inversão da pauta, de modo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente, e que a participação prevista no Requerimento nº 724/2025 [Convite à Senhora Tatiane Bruxel para participar da sessão ordinária de 10 de setembro de 2025, a fim de falar sobre as atividades e os 35 anos do Instituto Joanna de Ângelis] fosse antecipada na ordem da sessão, sendo realizada após a votação da ordem do dia (antes da leitura do expediente). Em votação, foi aprovado.

– O vereador Felipe Kuhn Braun, em requerimento verbal, propôs a votação em bloco dos requerimentos. Em votação, foi aprovado.

– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental após a votação da ordem do dia, passando-se diretamente para o convite previsto no Requerimento nº 724/2025.

– Em atenção ao Requerimento nº 724/2025, a autora da matéria, vereadora Daia Hanich, ocupou a tribuna para introduzir o tema e contextualizar a relevância da proposição, destacando a importância do Instituto Joanna de Ângelis, ressaltando sua trajetória de décadas de dedicação à comunidade e seu trabalho sério e comprometido na promoção do desenvolvimento humano, inclusão social e apoio a crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade. Enfatizou os valores de amor, respeito e solidariedade que norteiam suas ações, como educação, capacitação de famílias e iniciativas sociais que fortalecem a comunidade. Registrou agradecimentos ao apoio da sociedade civil, voluntários e parceiros que tornam possível esse trabalho exemplar. Coautor da proposição, o vereador Eliton Ávila (que falou em nome dos vereadores Ico Heming e Ito Luciano), também fez uso da tribuna e discorreu sobre a relevância do trabalho desenvolvido pela Horta Joanna de Ângelis, ressaltando a dedicação da instituição no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade e sua atuação solidária junto ao poder público em momentos de necessidade, como em ações de apoio a pessoas em situação de rua. Ele enalteceu o ambiente acolhedor e positivo mantido pela instituição, que promove iniciativas comunitárias, feiras e brechós para sustentar seus projetos, e reafirmou o compromisso de seu mandato em apoiar e fortalecer as atividades voluntárias e sociais realizadas pela entidade. Na sequência, o espaço da tribuna foi concedido à Senhora Tatiane Bruxel, coordenadora do Brechó Social Joanna de Ângelis, e ao Senhor Gilmar Dalila Roza, presidente do Instituto, que apresentaram as ações desenvolvidas pela entidade, destacando o brechó itinerante como forma de ampliar a visibilidade do trabalho e fortalecer parcerias. A Senhora Tatiane Bruxel explicou que a aproximação com o Legislativo visa divulgar o instituto e envolver a comunidade. O Senhor Gilmar Dalila Roza relatou a trajetória da organização, desde sua fundação até a atual reestruturação, ressaltando o esforço coletivo para recuperar instalações, organizar atividades e manter projetos voltados à educação, cidadania e apoio a famílias em situação de vulnerabilidade. Ele enfatizou a importância do voluntariado, das parcerias e do reconhecimento institucional para garantir a continuidade e o crescimento das iniciativas, convidando os presentes a conhecer de perto o trabalho realizado. Os vereadores Enio Brizola, Giovani Caju, Joelson de Araújo, Professora Luciana Martins e Ricardo Ritter – Ica registraram considerações sobre o assunto e/ou efetuaram questionamentos, devidamente respondidos pelos convidados, proferindo ainda elogios e cumprimentos à entidade e expressando agradecimentos pela participação destes. Após, a sessão foi suspensa para registro fotográfico. 

– O vereador Felipe Kuhn Braun precisou se ausentar durante a participação dos representantes da Horta Joanna de Ângelis devido a um compromisso, e novamente houve a recomposição da mesa, com o vereador Ricardo Ritter – Ica ocupando a 1ª Secretaria, e o vereador Ico Heming ocupando a 2ª Secretaria.

– Conforme acordado entre os parlamentares, foi suprimida a suspensão regimental que ocorreria após a leitura do expediente, e passou-se diretamente ao espaço destinado ao uso da palavra pelos vereadores e líderes partidários.