Ocorrências da Sessão (37ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)
– Em requerimento verbal, o vereador Sergio Hanich solicitou a inversão da pauta, de modo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente. Requereu, ainda, que, após a votação da ordem do dia, lhe fosse disponibilizado o espaço da tribuna para que pudesse explanar sobre a Indicação nº 2672/2021 (Sugestão ao Executivo para estudo de viabilidade visando a criação de Distrito Industrial na Área de Preservação Ambiental (APA SUL), bem como ao Sr. Ricardo Al-Alam, engenheiro diretor do Departamento de Esgotos Pluviais do Executivo Municipal.
– O vereador Enio Brizola solicitou 15 dias de vista ao Substitutivo nº 3 ao Projeto de Lei nº 11/2021, bem como ao Substitutivo nº 4/2021 ao Projeto de Lei nº 10/2021, o que foi aprovado.
– Conforme aprovado, o espaço da tribuna foi concedido ao vereador Sergio Hanich, que explanou sobre a Indicação nº 2672/2021, de sua autoria (Sugestão ao Executivo para estudo de viabilidade visando a criação de Distrito Industrial na Área de Preservação Ambiental (APA SUL). Também fez uso da palavra o Sr. Ricardo Al-Alam, diretor do Departamento de Esgotos Pluviais, que apontou os problemas da invasão da APA SUL, alertando sobre os riscos de alagamentos. Ele defendeu a construção de uma barreira de contenção na área e a criação de um distrito industrial no local, conforme sugerido pelo vereador Sergio Hanich.
– Em requerimento verbal, o vereador Enio Brizola solicitou que o espaço da tribuna popular fosse concedido à convidada Jaqueline Erthal antes da leitura do expediente. Como essa antecipação da tribuna popular é vedada pelo Regimento Interno, o presidente Raizer Ferreira propôs a votação do expediente em bloco, havendo concordância dos demais parlamentares.
– Os requerimentos foram votados em bloco.
– O espaço da tribuna popular foi concedido à Sra. Jaqueline Erthal, tesoureira do Sindicato dos Sapateiros de Novo Hamburgo, que falou sobre o ocorrido com uma trabalhadora do setor do calçado que teve seu acesso ao banheiro negado, vindo a se urinar no local de trabalho.