Ocorrências da Sessão (51ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)
– O vereador Gerson Peteffi retirou o Requerimento nº 1205/2021 (Designação do vereador Gerson Peteffi para participar de reunião do MDB de São Leopoldo no dia 30 de agosto, às 18h30, na qual serão tratados diversos assuntos, entre eles a diminuição de recursos aos Hospitais Centenário e Geral, por parte do Governo do Estado), em virtude de mudança de data, o que permitiu sua participação na sessão.
– Em requerimento verbal, o vereador Gerson Peteffi solicitou a inversão da pauta, de modo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente, o que foi aprovado.
– O vereador Darlan Oliveira retirou o Projeto de Lei nº 55/2021, de sua autoria, que foi deferido.
– Conforme requerimento verbal do vereador Ito Luciano, aprovado pelo Plenário, o Requerimento nº 1258/2021, de sua autoria, foi remetido para a ordem do dia. O parlamentar disponibilizou a matéria para assinatura dos demais vereadores, sendo definido que ficaria em nome dos treze vereadores presentes na sessão.
– Em requerimento verbal, o vereador Ricardo Ritter – Ica, solicitou vista de quinze dias ao Projeto de Lei nº 47/2021, o que foi aprovado.
– Encerrada a ordem do dia, passou-se imediatamente à Tribuna Popular, sem a suspensão regimental, conforme requerimento verbal do vereador Gerson Peteffi.
– O espaço da Tribuna Popular foi concedido ao Senhor Diogo Boos, diretor-técnico do Clube do Fusca Novo Hamburgo, que prestou homenagem ao ex-presidente do clube, Daniel Premaor, que faleceu em virtude da Covid-19.
– Em requerimento verbal, o vereador Gustavo Finck solicitou que o espaço da tribuna fosse concedido ao deputado estadual Issur Koch, o que foi aprovado. Em sua fala, o deputado Issur criticou o Programa Assistir, do Governo do Estado, manifestando os sérios prejuízos para a área da saúde dos municípios da região. Ele corroborou a informação apresentada anteriormente pelo presidente Raizer Ferreira, de que os cortes no repasse de verbas foi adiado para janeiro de 2022, e enfatizou a importância da união dos parlamentares e das associações de municípios para que a decisão do Governo do Estado seja revertida.
– Conforme requerimento verbal do vereador Cristiano Coller, os requerimentos constantes no expediente foram votados em bloco.
– O vereador Darlan Oliveira retirou o Pedido de Providências nº 3287/2021.
– Foi aprovada pelo Plenário a supressão do uso da palavra pelos vereadores e líderes partidários.