Ocorrências da Sessão (54ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)


– Logo após a abertura da sessão, foi lido, votado e aprovado o Requerimento nº 1375, de autoria do vereador Vladi Lourenço [Licença da vereança do vereador Vladi Lourenço por 10 dias, a partir de 10 de setembro de 2021 até 19 de setembro de 2021, conforme atestado médico em anexo]. Tendo em vista a licença do vereador Vladi Lourenço, assumiu a vereança o suplente Joel Gross (PSDB).

– Em requerimento verbal, o vereador Ricardo Ritter – Ica solicitou a inversão pauta, de modo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente, o que foi aprovado.

– Encerrada a ordem do dia, o presidente Raizer Ferreira convidou os Srs. Vereadores para a realização de sessão secreta no Plenarinho da Casa, a fim de escolherem o Cidadão de Novo Hamburgo 2021, e suspendeu a sessão.

– O vereador Gustavo Finck solicitou que fossem suprimidas as partes do expediente solicitadas por meio dos Requerimentos nºs 1168/2021 [Parte do Expediente da Sessão Ordinária de 15 de setembro de 2021 seja em homenagem aos 35 anos da Lancheria Gosto e Sumo] e 1169/2021 [Parte do Expediente da Sessão Ordinária de 15 de setembro de 2021 para homenagear os 5 anos da Hamburgueria Mandinho]. O vereador justificou sua solicitação afirmando que não gostaria de fazer a homenagem em um momento conturbado, tendo em vista que, no mesmo dia, ocorreria a votação, em segundo turno, do Projeto de Lei Complementar nº 8/2021 [ Aprova a Planta Genérica de Valores - PGV para efeitos de lançamento e cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU para o exercício de 2022, alterando os anexos IV e V da Lei Municipal Complementar nº 1.031/2003, inclui o anexo V-A para determinar as alíquotas do imposto e altera os dispositivos que menciona na Lei Complementar Municipal nº 1.031/2003, que consolida a Legislação Tributária Municipal, instituindo o Código Tributário Municipal Consolidado, e dá outras providências]. O parlamentar afirmou que faria uma homenagem aos dois estabelecimentos durante seu espaço no grande expediente e entregaria os quadros pessoalmente em outro momento. Sua solicitação foi deferida.

– Conforme acordado pelos vereadores, os requerimentos foram lidos e votados em bloco.

– O vereador Gerson Peteffi solicitou a retirada do Pedido de Providências nº 3430/2021, de sua autoria.

– Conforme o Requerimento nº 1333/2021, de autoria do vereador Felipe Kuhn Braun, o espaço da tribuna foi concedido ao Sr. Isaac Nicolau de Araújo, coordenador do Serviço de Comunicação da Unidade de Novo Hamburgo do Centro de Valorização da Vida (CVV), que falou sobre o trabalho desenvolvido pela entidade e a importância do Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio.

– Conforme acordados entre os parlamentares, foi suprimido o espaço destinado ao uso da palavra pelos Senhores Vereadores.