Ocorrências da Sessão (63ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)



– O vereador Fernandinho Lourenço solicitou a retirada do Requerimento nº 1647/2021, de sua autoria, o que foi deferido.

– Em atenção ao Requerimento nº 1634/2021 [Convite à Sofia Taegtow Tatsch para comparecer à Sessão Ordinária de 20 de outubro de 2021, a fim de explanar sobre o seu projeto “Apitando Contra a Violência”, o qual venceu a Mostra Clak 2021 e tem como intuito combater a violência contra a mulher], a aluna Sofia Taegtow Tatsch fez uso da tribuna, onde discorreu sobre o respectivo projeto. Os vereadores Felipe Kuhn Braun, Semilda – Tita, Lourdes Valim, Enio Brizola e Raizer Ferreira fizeram uso da palavra para elogiar e destacar a importância dessa significativa contribuição à comunidade.

– Em atenção ao Requerimento nº 1372/2021 [Parte do Expediente da Sessão Ordinária do dia 20 de outubro seja destinada para homenagear o DTG Camboatá pela passagem de seus 35 anos de fundação], o proponente do requerimento, vereador Cristiano Coller, fez uso da tribuna para prestar a respectiva homenagem e exibiu um vídeo institucional. Os vereadores Felipe Kuhn Braun (que falou em nome dos vereadores Gustavo Finck e Lourdes Valim), Enio Brizola e Raizer Ferreira também fizeram uso da palavra para cumprimentar a instituição, destacando e elogiando sua trajetória pelo significativo trabalho cultural e educacional. O autor do requerimento, vereador Cristiano Coller, entregou um quadro condecorativo ao Patrão do DTG Camboatá, Sr. Luciano Pereira da Rosa, e ao Vice-Presidente Administrativo, Sr. Samuel Hennemann, que também fizeram uso da tribuna para agradecer a honraria. A sessão foi suspensa por cinco minutos para registro fotográfico.

– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental, bem como o espaço destinado ao uso da palavra e explicações pessoais.

–  Em requerimento verbal, o vereador Ricardo Ritter - Ica solicitou a transcrição na íntegra das falas dos vereadores Enio Brizola e Semilda – Tita:

VEREADOR ENIO BRIZOLA:
“Se permite, Presidente, usarei aqui a minha banca, minha fala, ela traz um relato, vereador Peteffi, de uma situação do CTG Porteira Velha, do Bairro Primavera. É que tem sido indicado, não só por este vereador, mas também por outros vereadores, também, para receberem os recursos aqui, é... oriundos das emendas dos vereadores no orçamento. Porém, esse CTG vem, desde o ano passado, enfrentando muitas dificuldades na Secretaria da Cultura com relação a seus projetos. A mesma dificuldade não encontrada, é... em outros setores da Prefeitura. Nós já levamos ao conhecimento do Secretário Ralfe Cardoso essa situação. Não se quer nenhuma facilidade, não se quer nenhum tratamento diferenciado. Não se quer nada que não esteja dentro da legislação, mas também não se quer que tragam para dentro dificuldades que não tenham enquadramentos legais. Já passamos por uma experiência muito ruim na Secretaria de Desenvolvimento Social quando a Flávia era gestora dos projetos da Secretaria, inclusive foi Secretária. E hoje essa mesma dificuldade a gente encontra na Secult, com essa mesma gestora, e outras entidades já reclamaram também de procedimentos lá na Prefeitura. Então, eu trago aqui para conhecimento dos demais colegas. Então, o que se quer é um tratamento digno. O que se quer é que, depois de entregues os projetos, revisados e aprovados, não se criem novas dificuldades e mande fazer tudo de novo. E toda hora tem que trocar orçamentos. Que toda hora tem que, é... acham, no popular, "cabelo em ovo". Então, por favor, Senhora Flávia, pare de criar dificuldades onde não existe, para liberar logo esses recursos, para impedir que mais entidades tradicionalistas da nossa cidade encerrem suas atividades, assim como já tem experiências nesse sentido na cidade. É um esforço que os vereadores fazem quando indicam uma emenda, porque reconhecem que esta entidade é de utilidade pública para a cidade, que ela tem, né, importância para aquela comunidade. Então, é isso que nós pedimos, já falamos com o Secretário Ralfe, inclusive lá no CTG, com o Coordenador da Trigésima Região Tradicionalista e com o próprio Patrão junto com o Secretário, mas nada mudou. A dificuldade continua sendo a mesma. As outras entidades já estão recebendo os recursos, né, e tendo facilidades nas relações, no trato, enfim. Então, por favor, se isso é político, que a Senhora fale logo.”

PRESIDENTE RAIZER FERREIRA:
“Obrigado, vereador Enio Brizola. Primeiro a vereadora Tita e, em seguida, o vereador Ica.”

VEREADORA  SEMILDA - TITA:
“Colaborando, ali, com a fala do vereador Brizola. Inclusive, o nosso Patrão, lá do CTG, aguarda, e toda a patronagem e a comunidade, Senhor Presidente, para que logo esteja disponível essa verba, porque já foi feito pensando para não ficar sem uma parede, lá, que está caindo, lá no CTG. Então, toda a comunidade está sabendo desse fato. Eu não sei o que está acontecendo, né, conforme o vereador "tá" relatando, já ouvi essa, já vieram também na minha casa com essa mesma fala, e eu sei da seriedade do pessoal lá do CTG. Então, a gente tem que ver o que está acontecendo para que libere, "né", Senhor Presidente, logo, porque o projeto foi apresentado, foi destinado essa verba e o que está acontecendo que não é concluído, "né". Obrigado, Brizola, só para colaborar.”

PRESIDENTE RAIZER FERREIRA:
“Obrigado, vereadora Tita. Vereador Ica”.

VEREADOR RICARDO RITTER - ICA:
“Senhor Presidente, eu gostaria de ver, o que eu vou pedir, de repente, algo que já está acontecendo, mas, eu fui vereador em outras épocas que a gente pedia um documento, a parte de alguma fala mais contundente, né, que viesse contra o Executivo. Eu queria saber, assim, de que maneira eu peço a parte, a fala do vereador Brizola, inclusive a da vereadora Tita, que a gente remetesse essa parte da sessão diretamente ao Secretário Ralfe Cardoso e, também, ou Chefe do Executivo Municipal, se tem, se temos algum recurso disponível para pegar essa única parte, ou de que forma a gente consegue acessar essa fala da sessão diretamente para as pessoas citadas. Se temos como fazer esse corte, apenas dessas duas falas, agora, do vereador Brizola e da vereadora Tita, e endereçar ao secretário de Cultura e também à Chefe do Executivo, a Prefeita Fátima ou a sua assessoria”.

PRESIDENTE RAIZER FERREIRA:
“Acredito que a gente possa fazer é pedir para que esse relato seja registrado em ata e mandar uma cópia da ata. Acho que a coisa mais importante, talvez, agora, e mais objetiva, também, é fazer um pedido de informações ou de providências, ali, de indicação, e também contar com o apoio aqui da base, principalmente do líder do Governo, para que possa ser, é... tirado todas essas dúvidas. É de se estranhar, eu também vou procurar saber sobre o que está acontecendo, até porque, pela fala do vereador Enio Brizola, outras entidades já começaram a receber. Então, por que? Qual é a diferença? O erro está na documentação do CTG, que não entregou, ou está em algum tipo de movimento, então, com relação ao funcionário? Mas, de certa forma, de qualquer forma, fica elucidado agora, veio a conhecimento, que a gente não tinha, e eu acredito que todos, agora, irão em busca das informações necessárias para que isso possa ser resolvido o mais breve possível. Obrigado, vereador Enio Brizola. Temos ainda alguma fala a reportar de algum vereador? Se não temos mais nenhuma fala, eu quero agradecer a presença de todos que nos acompanharam aqui do nosso plenário, quero agradecer a todos que nos acompanham através do canal dezesseis da Net e também aqueles que nos acompanham através do canal do YouTube TVCâmara. Então, nada mais havendo a declarar, encerro a presente sessão ordinária e convoco os senhores vereadores para a próxima sessão ordinária no dia vinte e cinco de outubro, às dezoito horas. Tenham todos um resto de quarta-feira abençoado e também uma semana abençoada”.