Ocorrências da Sessão (49ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)
– Em requerimento verbal, logo após a verificação de quórum, no início da sessão, a vereadora Lourdes Valim solicitou a suspensão da sessão por dez minutos para uma reunião com os vereadores no Plenarinho, a fim de tratar sobre o Veto nº 3/2022, de autoria do Poder Executivo [Encaminha Mensagem de Veto ao Projeto de Lei nº 11/2022]. Em votação, foi aprovado.
– Em requerimento verbal, o vereador Cristiano Coller solicitou a concessão do uso da palavra, logo após a leitura do expediente, para a senhora Aline Ferreira da Silva, presidente da AFAD-21 (Associação dos Familiares e Amigos do Down Vinte e Um). Em votação, foi aprovado. A senhora Aline usou o espaço para convidar a população para o evento “Noite Gaúcha”, a ser realizado no dia dezesseis de agosto, no CTG Terra Nativa. A ação tem por objetivo arrecadar fundos para a instituição viabilizar a continuidade dos trabalhos desenvolvidos no auxílio e apoio às pessoas portadoras da Síndrome de Down. Também fizeram uso da palavra os vereadores Felipe Kuhn Braun e Ricardo Ritter – Ica para elogiar e destacar a importância das atividades desenvolvidas pela respectiva instituição.
– Em requerimento verbal, o vereador Fernando Lourenço solicitou a supressão do intervalo regimental que ocorreria após a leitura do expediente, de modo que a ordem do dia fosse apreciada na sequência, o que foi aprovado.
– O presidente Cristiano Coller solicitou que constasse em ata a retificação nominal de voto da vereadora Lourdes Valim ao Veto nº 3/2022, de autoria do Poder Executivo [Encaminha Mensagem de Veto ao Projeto de Lei nº 11/2022]. Equivocadamente, a vereadora selecionou a opção “Sim” no sistema de votação, quando desejava registrar "Não", tendo em vista sua posição contrária ao veto. Assim, o placar qualificado de votação foi de 7 votos favoráveis e 6 votos contrários ao veto, permanecendo o resultado final de manutenção do veto.
– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental após a votação da ordem do dia, passando-se imediatamente ao espaço destinado à tribuna popular.
– O Senhor Marcos Mello de Almeida, Diretor da Escola Universitário, fez uso do espaço destinado à tribuna popular e divulgou a ação "Universitário Day", que ocorrerá no próximo sábado, seis de agosto. Neste dia, aqueles que levarem alimentos, agasalhos ou tampinhas plásticas poderão se matricular em um dos cursos da instituição com até 50% de desconto na matrícula. O diretor também divulgou os cursos ofertados pela escola, bem como publicizou a gratuidade para pessoas carentes concluírem o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Segundo ele, os alimentos e os agasalhos arrecadados serão doados para instituições de caridade, e as tampinhas plásticas serão destinadas para o Programa Melhor Amigo, sendo o valor resultante de sua venda utilizado para a compra de ração para animais que foram abandonados. Os vereadores Cristiano Coller, Enio Brizola, Raizer Ferreira e Semilda – Tita fizeram uso da palavra para elogiar a iniciativa.