Ocorrências da Sessão (75ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)


– Logo após a verificação de quórum no início da sessão, o presidente Cristiano Coller anunciou que o vereador Ito Luciano estava licenciado por motivo de saúde.

– Em atenção ao Requerimento nº 1662/2022, de autoria do vereador Raizer Ferreira, Parte do Expediente foi destinada para homenagear o Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH) pelos seus 75 anos de fundação. O autor da matéria ocupou a tribuna, apresentou o histórico da instituição, destacou a relevância da casa de saúde para a comunidade hamburguense e da região e salientou a importância dos profissionais de saúde para o atendimento dos pacientes. Também fizeram uso da palavra, em homenagem ao HMNH, a vereadora Semilda dos Santos – Tita, Ricardo Ritter – Ica, Enio Brizola, Felipe Kuhn Braun, Gerson Peteffi (em nome dos vereadores Inspetor Luz e Darlan Oliveira) e Fernandinho Lourenço. Após, o vereador Raizer Ferreira entregou ao Sr. Augusto Vargas, diretor-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, um quadro em homenagem ao HMNH pelos seus 75 anos. Na sequência, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel, ocupou a tribuna, de onde discorreu sobre a importância da casa de saúde para o Município de Novo Hamburgo e para a região. Disse que o hospital é referência para algumas especialidades/condições, mas atua como hospital regional também em outras, pois o Estado referencia pacientes de outras cidades para o Hospital Municipal se a instituição tem condições de atender. Lembrou que a casa de saúde, durante os seus 75 anos de existência, nunca parou para ser reformada, sendo as reformas e ampliações executadas com os serviços em pleno funcionamento. Ele falou, ainda, sobre as obras que estão sendo realizadas e que elevarão o hospital para um outro patamar. Ao finalizar sua fala, agradeceu a homenagem. A seguir, fez uso da palavra o Dr. Augusto Vargas, diretor-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo. Ele agradeceu ao vereador Raizer pela proposição, discorreu sobre o dia a dia do hospital, sobre as dificuldades enfrentadas e vitórias alcançadas e destacou a importância dos profissionais das diferentes áreas que atuam na casa de saúde. Disse que a Gestão já fez muitas melhorias e trabalha para implementar muitas outras. Agradeceu à Administração Municipal pela oportunidade de estar à frente da instituição e a todo o corpo funcional que trabalha conjuntamente para atender bem a população. Por fim, agradeceu a homenagem. Encerrado o pronunciamento do Dr. Augusto Vargas, foi realizada um registro fotográfico dos vereadores com o secretário municipal de Saúde e demais representantes da instituição.

– Em atenção ao Requerimento nº 1374/2022, de autoria do vereador Darlan Oliveira, Parte do Expediente foi destinada para homenagear o Arena Centro de Treinamento e Saúde pelos seus 15 anos de atuação na cidade de Novo Hamburgo. Ao ocupar a tribuna, o parlamentar falou sobre o histórico do estabelecimento, que se tornou uma rede de academias e ampliou a ofertas de serviços, como, por exemplo, aulas de funcional e jiu-jitsu. Também saudaram o Arena Centro de Treinamento e Saúde pelo seu aniversário os vereadores Felipe Kuhn Braun, Ricardo Ritter – Ica e Raizer Ferreira. Na sequência, o vereador Darlan Oliveira entregou  ao Sr. Lucas Adriano, representante  do Arena Centro de Treinamento e Saúde, um quadro de homenagem ao estabelecimento. Na sequência, o Sr. Lucas Adriano ocupou a tribuna, falou sobre o trabalho de promoção da saúde que a rede de academias proporciona à população hamburguense, discorreu sobre os planos de expansão no ano de 2023 e, por fim, agradeceu a homenagem. Encerrada a sua fala, foi feito o registro fotográfico dos parlamentares com o Sr. Lucas Adriano e demais representantes da Rede Arena.

– Em requerimento verbal, o vereador Fernandinho Lourenço solicitou a inversão da pauta, de modo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente, o que foi aprovado.

– Em requerimento verbal, o vereador Ricardo Ritter – Ica, solicitou 15 dias de vista ao Projeto de Lei nº 73/2022, o que foi aprovado.

– Conforme acordado entre os parlamentares, foi suprimida a suspensão regimental entre a votação da ordem do dia e a leitura do expediente.

– Foi suprimida a suspensão regimental entre a leitura do expediente e o espaço destinado ao uso da palavra pelos Srs. Vereadores.