Ocorrências da Sessão (53ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)
– Em atenção ao Requerimento nº 1326/2023, de autoria da Mesa Diretora, parte do Expediente foi destinada para a diplomação dos vereadores mirins 2023, sendo exibido, inicialmente, um vídeo (produzido pelo Setor de Imprensa do legislativo hamburguense) sobre o projeto, que tem por objetivo incentivar a participação do jovem na política, através da integração da Câmara Municipal de Novo Hamburgo com a comunidade escolar do município. Em seguida, o presidente Fernando Lourenço concedeu o uso da palavra à Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Sul – TRE-RS, Sra. Desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, que fez uso da tribuna. Em sua fala, ela discorreu sobre conceitos de democracia e destacou a relevância do Projeto Vereador Mirim. Posteriormente, representando a secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli, fez uso da tribuna a coordenadora do Ensino Fundamental, Sra. Elis Regina dos Santos Mello. A coordenadora manifestou seu contentamento com o engajamento dos estudantes e professores neste projeto, que traz luz à democracia e à cidadania. Na sequência, o presidente Fernando Lourenço fez uso da tribuna, ratificou a significância do projeto e expressou a sua satisfação em retomar as atividades do Projeto Vereador Mirim na Câmara Municipal. Após a fala do presidente, foi realizada a diplomação dos candidatos eleitos como vereadores mirins 2023 do município de Novo Hamburgo. A entrega dos diplomas foi realizada pelos magistrados Adriano Parolo, Juliane Pereira Lopes, Patrícia da Silveira Oliveira e Vanderlei Teresinha Kubiak. Receberam os diplomas:
- Alana Gabriela Severo Burgel – EMEB Martha Wartenberg;
- Ana Luiza Sparremberger – EMEB João Goulart;
- Dyovana da Rocha – EMEB João Goulart;
- Eduarda Petry – EMEB João Goulart;
- Erick Cauã Andrande Correa – Instituto Seno Ludwig;
- Guilherme Sander Alves – Instituto Seno Ludwig;
- Henrique Gomes dos Santos – Escola de Aplicação Feevale;
- Jade da Rocha Resch – Instituto Seno Ludwig;
- Lucas Mello de Oliveira – EEEF Otávio Rosa;
- Lucas Rodrigues da Cunha – EMEB Monteiro Lobato;
- Maria Antônia de Souza dos Santos – EMEB Machado de Assis;
- Mateus da Silva Berft – EMEB Martha Wartenberg;
- Pietro Almeida Storck – Escola de Aplicação Feevale;
- Ryan Silveira da Silva – EMEB Monteiro Lobato;
- Samuel Elizandro de Brito Corrêa – EMEB Machado de Assis;
- Sarah Rosa – EMEB Monteiro Lobato;
- Thayna dos Reis de Oliveira – EEEF Otávio Rosa;
- Thomas Jason da Cruz Rodrigues – EMEB Martha Wartenberg;
- Vitor Werle Moeller – EEEF Otávio Rosa; e
- Vinícius Bryan Moreira Pinheiro – EMEB Machado de Assis.
– Em seguida, o presidente leu o ato de compromisso dos vereadores mirins, que prestaram o respectivo juramento e foram empossados. Também fizeram uso da palavra, elogiando o Projeto Vereador Mirim e destacando a importância do trabalho desenvolvido pela Escola do Legislativo Vereador Sergio Luis Hanich, os vereadores Gustavo Finck, Cristiano Coller, Enio Brizola, Felipe Kuhn Braun, Raizer Ferreira, Ricardo Riter – Ica, Darlan Oliveira, Gerson Peteffi, Vladi Lourenço, Inspetor Luz, Semilda – Tita, Lourdes Valim e Fernando Lourenço. A seguir, a sessão foi suspensa por cinco minutos para registro fotográfico.
– Em requerimento verbal, o vereador Felipe Kuhn Braun solicitou a inversão da pauta, de modo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente, o que foi aprovado.
– O vereador Gustavo Finck solicitou vista de 15 dias ao Projeto de Lei nº 19/2023, o que foi aprovado.
– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental que ocorreria após a votação da ordem do dia, de modo que a leitura do expediente fosse realizada na sequência.
– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental após a leitura do expediente, passando-se imediatamente ao espaço destinado ao uso da palavra pelos vereadores e líderes partidários.