Ocorrências da Sessão (1ª Sessão Especial da 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)

– Em atenção ao Requerimento nº 105/2024 [Realização de Sessão Especial no dia 1º de julho de 2024, às 18 horas, na Fundação Ernesto Frederico Scheffel, em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã], de autoria da Mesa da Câmara Municipal, a presente sessão plenária foi realizada na Fundação Ernesto Frederico Scheffel, localizada na Avenida General Daltro Filho, 911, no Bairro Hamburgo Velho. As atividades desta sessão seguiram o mesmo rito de uma sessão ordinária noturna, com a leitura do expediente e a votação da ordem do dia. No entanto, por ser realizada fora do Palácio 5 de Abril, ela recebeu o nome de sessão especial. A sessão foi transmitida ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube.

– Logo após a aprovação da ata da sessão anterior, o Presidente Gerson Peteffi, em atenção ao Requerimento nº 105/2024, passou a condução dos trabalhos ao vice-presidente, vereador Ito Luciano, e ocupou a tribuna. Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou a força, a resiliência e a determinação do povo germânico, que, ao sair da Alemanha em busca do seu lugar e de melhores condições de vida, cruzou o Atlântico e se estabeleceu em São Leopoldo, desbravando terras, trabalhando muito e trazendo desenvolvimento à nossa região. Por isso, afirmou o vereador, a despeito de todas as dificuldades enfrentadas pelo povo gaúcho em virtude das enchentes que assolaram o estado recentemente, aquele era um momento de celebrar a cultura alemã e o legado do povo germânico à região.

– Na sequência, o vereador Gerson Peteffi reassumiu a presidência e concedeu o uso da palavra ao curador da Fundação Scheffel, Sr. Ângelo Reinheimer. Em sua fala, ele disse ser grato pelo fato do espaço, que já foi residência, salão de baile, hospedaria, colégio e até hospital (durante a epidemia de gripe espanhola), e hoje é consagrado a manifestações artísticas, ter sido escolhido para receber a primeira sessão do parlamento hamburguense em Hamburgo Velho. O curador lembrou que as comemorações dos 100 e dos 150 anos da colonização alemã renderam frutos ao então distrito de Novo Hamburgo (pertencente ao Município de São Leopoldo) e posteriormente ao já Município de Novo Hamburgo. No centenário da imigração alemã, disse ele, foi a articulação de personalidades políticas que resultou, três anos depois, na emancipação de Novo Hamburgo. Meio século depois, a mesma celebração traria novos frutos à cidade, com a participação de Scheffel em uma retrospectiva que resultaria na criação da Fundação e na preservação não apenas do acervo pictórico, mas também  da Casa Schmitt-Presser, construída três anos após o desembarque dos primeiros imigrantes.

– A seguir, o espaço da tribuna foi concedido aos parlamentares. Em suas falas, os vereadores Felipe Kuhn Braun, Gustavo Finck (em nome dos vereadores Cristiano Coller e Lourdes Valim), Inspetor Luz, Ito Luciano, Raizer Ferreira e Ricardo Ritter exaltaram as contribuições do imigrantes alemães para o desenvolvimento de Novo Hamburgo e de outras cidades da região, bem como enalteceram a trajetória e o legado de Ernesto Frederico Scheffel para a cultura e para a cidade de Novo Hamburgo.

– Em seguida, o presidente Gerson Peteffi passou a condução dos trabalhos ao vereador Ito Luciano e entregou ao Sr. Ângelo Reinheimer um certificado de agradecimento à Fundação Scheffel por receber a Câmara Municipal de Novo Hamburgo para a realização da Sessão Especial em comemoração ao Bicentenário da Imigração Alemã.

– Na sequência, a Sra. Líris Neumannm, regente, preparadora vocal e musicoterapeuta, foi convidada a apresentar a CAMERATA HAMBURGO. O grupo musical apresentou obras de três compositores alemães: “Abchied von Walde”, de Felix Mendelssohn; “Ehre sei dir Christe”, de Heinrich Schütz; e “Jesus bleibet meine Freude” (Jesus Alegria dos Homens), de Johann Sebastian Bach.

– Encerrada a homenagem, deu-se continuidade à sessão com a leitura do expediente, sendo os requerimentos votados em bloco, conforme requerimento verbal do vereador Raizer Ferreira, aprovado pelo Plenário.

– Conforme acordado entre os parlamentares, foi suprimida a suspensão regimental prevista para ocorrer entre a leitura do expediente e a votação da ordem do dia.

– O vereador Ricardo Ritter solicitou 15 dias de vista ao Projeto de Lei nº 2/2024, de autoria do vereador Cristiano Coller, o que foi aprovado.

– Não havendo vereadores inscritos, foi suprimido o espaço destinado ao uso da palavra pelos Srs. Vereadores.