Ocorrências da Sessão (22ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)
– O Sr. Presidente informou que o vereador Felipe Kuhn Braun estava ausente por motivo de saúde. Em virtude da ausência do parlamentar, houve a recomposição da Mesa: o vereador Joelson de Araújo ocupou a 1ª Secretaria, e o vereador Eliton Ávila ocupou a 2ª Secretaria.
– Em requerimento verbal, a vereadora Professora Luciana Martins solicitou a concessão do uso da palavra, após a votação da ordem do dia, para a Senhora Ana Maria Félix, vice-presidente do Sindiprofe-NH, o que foi aprovado.
– Em atenção ao Requerimento nº 502/2025 [Parte do Expediente da Sessão Ordinária de 23 de abril para homenagear a NAJ – Nitz Academia de Judô, pela passagem dos seus 10 anos.], o proponente do requerimento, vereador Cristiano Coller, fez uso da tribuna para prestar a respectiva homenagem. Após a fala do vereador, também fizeram uso da palavra os vereadores Juliano Souto, Giovani Caju e Ricardo Ritter – Ica. Em seguida, o autor do requerimento, vereador Cristiano Coller, entregou para a judoca Rafaela Nitz um quadro comemorativo pela passagem dos 10 anos da NAJ – Nitz Academia de Judô, a qual também fez uso da tribuna para agradecer a honraria. Na sequência, foi realizado o registro fotográfico com as homenageadas.
– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental que ocorreria após a leitura do expediente, passando-se diretamente para a votação da ordem do dia.
– O vereador Juliano Souto solicitou vista de 15 dias ao Projeto de Lei nº 15/2025, de autoria da vereadora Professora Luciana Martins, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade das Instituições de Ensino Municipal de Novo Hamburgo ofertar nas aulas, ao menos, em um planejamento coletivo anual, assim como em reuniões ampliadas da Comunidade Escolar o assunto da violência contra a mulher, e dá outras providências.” A solicitação foi aprovada.
– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental após a votação da ordem do dia, passando-se diretamente ao espaço da tribuna popular.
– A Senhora Ana Maria Félix, vice-presidente do Sindiprofe-NH, fez uso da tribuna para expor as principais pautas da Paralisação Nacional Unificada pela Educação Pública.
– Na sequência, o Senhor Walmir Luiz da Silva fez uso da Tribuna Popular e apresentou seu Projeto da Casa de Bombas.