Ocorrências da Sessão (40ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)

– O presidente Cristiano Coller estava ausente por motivo de saúde. Tendo em vista a ausência do presidente, a Mesa foi recomposta. A vereadora Daia Hanich ocupou a presidência, o vereador Felipe Kuhn Braun ocupou a vice-presidência, o vereador Joelson de Araújo ocupou a 1ª Secretaria, e a vereadora Deza Guerreiro ocupou a 2ª Secretaria. 

– A vereadora Professora Luciana Martins solicitou que fosse concedido o espaço da tribuna por 5 minutos, depois da votação da ordem do dia, ao Senhor Roque Serpa, o que foi aprovado. 

– Em atenção ao Requerimento nº 666/2025 [Convite aos Senhores Tenente Coronel Alexandro dos Santos Famoso, Comandante do 3º BPM e Capitão Gilson Borges Nunes, Comandante da 1ª Cia do 3º BPM, para participarem da Sessão Ordinária de 25 de junho, a fim de falarem sobre a atuação da Brigada Militar no município e indicadores de criminalidade], a autora da matéria, vereadora Deza Guerreiro, fez uso da tribuna para introdução do assunto. Na sequência, fez uso da palavra o Capitão Gilson Borges Nunes, que falou da atuação da Brigada Militar em Novo Hamburgo, apresentou dados estatísticos e falou da importância dos cidadãos registrarem as ocorrências de furtos e roubos. Os vereadores Felipe Kuhn Braun, Giovani Caju, Juliano Souto, Professora Luciana Martins, Ito Luciano, Daia Hanich, Ricardo Ritter-Ica e Deza Guerreiro teceram considerações sobre o assunto e fizeram questionamentos, que foram respondidos pelo Capitão Gilson e pela Major Carine Reolon.

– A vereadora Professora Luciana Martins solicitou a inversão da pauta, de modo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente, o que foi aprovado.

– Conforme proposto pela Sra. Presidente, foi suprimida a suspensão regimental que ocorreria após a votação da ordem do dia e passou-se à fala do Sr. Roque Serpa e, após, à leitura do expediente.

– A seguir, conforme aprovado anteriormente, o Sr. Roque Serpa utilizou o espaço da tribuna para falar sobre o trabalho desenvolvido no combate às drogas e convidou todos para uma consulta pública para a construção do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas, a ser realizada no dia 2 de julho, das 13h às 18h, no Centro da Juventude Rubem Berta. O Senhor Roque falou da importância da participação nessa audiência e da manutenção, na legislação nacional, do acolhimento e da espiritualidade.

– Conforme proposto pela Sra. Presidente, foi suprimida a suspensão regimental que ocorreria após a leitura do expediente, passando-se diretamente para o espaço destinado ao uso da palavra pelos Srs. Vereadores e líderes partidários.