Ocorrências da Sessão (60ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)
– Em virtude da licença do vereador Giovani Caju (PP), conforme o Requerimento nº 1162/2025 (Licença da vereança do vereador Giovani Caju, entre os dias 01 e 03 de setembro de 2025, para tratar de assuntos de interesse particular.), o vereador suplente Emerson Motora (PP) exercia a vereança pelo mesmo período.
– O vereador Felipe Kuhn Braun (Primeiro-Secretário) estava em representação, conforme o Requerimento nº 1190/2025 [Designação do vereador Felipe Kuhn Braun para representar a Câmara Municipal no Encontro das Comunidades Alemãs da América Latina (CAAL) 2025, de 3 a 6 de setembro, em Juiz de Fora/MG.], motivo pelo qual o vereador Joelson de Araújo (Segundo-Secretário) ocupou a Primeira-Secretaria; e o vereador Emerson Motora ocupou a Segunda-Secretaria.
– Por meio de requerimento verbal, o vereador Eliton Ávila solicitou a inversão da pauta, propondo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente, bem como que os requerimentos fossem votados em bloco. Em votação, ambas as solicitações foram aprovadas.
– Em atenção ao Requerimento nº 1002/2025 [Convite, ao Senhor Cristiano Eduardo Crippa, para participar da sessão ordinária de 03 de setembro de 2025, a fim de falar sobre apresentação do Consepro, atividades executadas e os projetos futuros.], a proponente do requerimento, vereadora Daia Hanich, fez uso da tribuna para introduzir o assunto, destacando a relevância do Consepro para o município e para a segurança pública, contribuindo diretamente para o fortalecimento da cidade. Na sequência, o convidado utilizou a tribuna para afirmar que o Consepro é o elo entre a comunidade, o poder público e as forças de segurança do município. Sua atuação concentra-se na captação de recursos destinados ao fortalecimento da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal, CASE e, mais recentemente, da Guarda Municipal. Ressaltou que a instituição tem como missão promover a participação da sociedade na busca por melhores condições de trabalho para os agentes de segurança, garantindo estrutura adequada e maior eficiência no atendimento à população. Destacou ainda o esforço para integrar e aproximar as diferentes forças de segurança, incentivando uma atuação conjunta e coordenada em prol da segurança pública. Durante sua manifestação, evidenciou a transparência do Consepro e as ações realizadas recentemente, como o conserto de viaturas, aquisição de equipamentos, reformas em unidades policiais e capacitação de agentes. Por fim, solicitou o apoio da população e dos vereadores para a realização de doações e o cumprimento da promessa de repasse mensal por parte da Prefeitura. Encerrado o pronunciamento do convidado, fizeram uso da palavra os vereadores Juliano Souto (que falou em nome da bancada do Podemos, do PL e do vereador Nor), Joelson de Araújo, Professora Luciana Martins, Emerson Motora, Enio Brizola, Ricardo Ritter – Ica, Deza Guerreiro e Cristiano Coller. Para finalizar, foi realizado um registro fotográfico com os convidados.
– Em atenção ao Requerimento nº 1052/2025 [Parte do Expediente da Sessão Ordinária do dia 03 de setembro de 2025 em homenagem aos 45 anos da Rádio União FM.], a proponente do requerimento, vereadora Deza Guerreiro, fez uso da tribuna para prestar a respectiva homenagem. Após a fala da vereadora, também fizeram uso da palavra os vereadores Emerson Motora, Enio Brizola, Ricardo Ritter – Ica, Professora Luciana Martins, Eliton Ávila e Cristiano Coller. A seguir, a autora da proposição entregou um quadro comemorativo aos representantes da Rádio União. Na sequência, o diretor da rádio, Sr. Rodrigo Giacomet, fez uso da tribuna para agradecer a homenagem recebida, exaltar a equipe e prestar reconhecimento aos comunicadores e colaboradores que marcaram presença ao longo de mais de quatro décadas de história. Após, a sessão foi suspensa por cinco minutos para registro fotográfico.
– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental após a votação da ordem do dia, passando-se diretamente para a leitura do expediente.
– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental após a leitura do expediente, passando-se imediatamente ao espaço destinado ao uso da palavra pelos vereadores e líderes partidários.