Ocorrências da Sessão (67ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)

– Logo após a abertura da sessão, o presidente Cristiano Coller parabenizou os demais parlamentares pelo Dia do Vereador e, na sequência, foi apresentado um vídeo produzido pela equipe da Comunicação em homenagem aos vereadores.

– Em atenção ao Requerimento nº 1238/2025, de autoria do vereador Cristiano Coller, o uso da palavra foi concedido ao convidado desta sessão, Sr. Sidnei de Lima, representante da Associação dos Lesados Medulares – LEME, que falou sobre a inclusão, o desporto adaptado para cadeira de rodas e o trabalho da LEME. Após a sua fala, manifestaram-se, cumprimentando a LEME, os vereadores Felipe Kuhn Braun, Ricardo Ritter – Ica (que falou em nome do vereador Nor Boeno), Joelson de Araújo, Enio Brizola, Eliton Avila (que falou em nome da bancada do Podemos e da vereadora Deza Guerreiro), Professora Luciana Martins, Giovani Caju, Juliano Souto e Daia Hanich.

– Conforme o Requerimento nº 1343/2025, de autoria do vereador Juliano Souto, Parte do Expediente foi destinada para homenagear a Academia Alliance Novo Hamburgo pelos seus 25 anos. Inicialmente, ocupou a tribuna em homenagem à academia o vereador Juliano Souto. Após, os vereadores Giovani Caju e Cristiano Coller também fizeram uso da palavra para cumprimentar a Alliance. Na sequência, o vereador Juliano Souto entregou ao Sr. Joel da Silva, sócio e CEO da academia, e ao seu filho, Guilherme Dal Prá, um quadro em homenagem à Academia Alliance Novo Hamburgo pelos seus 25 anos. Em seguida, o Sr. Joel, conhecido como Bobzão, fez uso da palavra e falou sobre a história da empresa, fundada pelos professores Luiz Carlos Gonçalves Júnior e Laerte (já falecido). Ele compartilhou sua trajetória pessoal e profissional ligada ao esporte, destacando como, em 2010, a busca por saúde para o seu filho o aproximou do jiu-jitsu. Afirmou, ainda, que a Alliance vai além da prática esportiva, oferecendo formação social, valores e profissionalização. Ressaltou também seu compromisso com o desenvolvimento local, sua escolha por permanecer no Brasil – apesar de convites internacionais, e o orgulho por ver ex-alunos levando o legado da escola para o mundo, sempre defendendo o esporte como ferramenta de transformação social e pessoal. Por fim, ele agradeceu pela homenagem. Após a sua fala, a sessão foi suspensa para registros fotográficos.

– Por meio de requerimento verbal, o vereador Ito Luciano solicitou a inversão da pauta, com a votação da ordem do dia ocorrendo antes da leitura do expediente, o que foi aprovado. 

– O vereador Enio Brizola, em requerimento verbal, solicitou a retirada do pedido de vista de sete dias ao Projeto de Lei nº 79/2025 [Dispõe sobre a transação de créditos tributários e não tributários do Município de Novo Hamburgo e de suas autarquias e fundações públicas e dá outras providências.], o qual fizera na última sessão ordinária (29 de setembro), e solicitou que a matéria seja colocada na pauta das sessões ordinárias de 6 e 8 de outubro. O parlamentar justificou seu pedido, afirmando que a visita da Procuradoria do Executivo à Câmara permitiu o esclarecimento de dúvidas sobre o projeto. Em votação, o requerimento foi aprovado.

– Em requerimento verbal, o vereador Joelson de Araújo solicitou que os requerimentos fossem votados em bloco, o que foi aprovado.

– Conforme acordado entre os parlamentares, foi suprimida a suspensão regimental que ocorreria após a leitura do expediente, passando-se imediatamente ao espaço destinado ao uso da palavra pelos vereadores e líderes partidários.