Ocorrências da Sessão (68ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)

– Por meio de requerimento verbal, o vereador Felipe Kuhn Braun solicitou a inversão da pauta, propondo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente, bem como que os requerimentos fossem votados em bloco. Em votação, ambas as solicitações foram aprovadas.

– O vereador Enio Brizola solicitou que a Moção nº 52/2025 fosse votada no início da ordem do dia, o que foi aprovado.

– Em atenção ao Requerimento nº 1254/2025 [Parte do Expediente da Sessão Ordinária do dia 06 de outubro de 2025 em homenagem aos 10 anos da Matraca Escola de Música], o proponente do requerimento, vereador Ricardo Ritter – Ica, fez uso da tribuna para prestar a respectiva homenagem à escola. O parlamentar falou também em nome dos vereadores Cristiano Coller, Daia Hanich, Deza Guerreiro, Felipe Kuhn Braun, Nor Boeno e Ito Luciano. Após, também fez uso da palavra a vereadora Professora Luciana Martins, para prestar sua homenagem à escola. A seguir, o autor da proposição entregou um quadro comemorativo à Senhora Ana Clara Engel – proprietária e diretora da Escola de Música Matraca. Na sequência, a Senhora Ana Clara fez uso da tribuna para agradecer a homenagem recebida e falar das atividades desenvolvidas pela escola. Após, a sessão foi suspensa por cinco minutos para registro fotográfico.

– Após a votação da Moção nº 52/2025, o vereador Enio Brizola solicitou que a Senhora Fernanda Nielsen utilizasse o espaço da tribuna por 3 minutos. A Senhora Fernanda convidou os vereadores e a comunidade para participarem do Festival de Artes de Lomba Grande, que acontecerá nos dias 16 a 19 de outubro na Comunidade Católica São José e na Igreja Evangélica de Confissão Luterana.

– O vereador Ito Luciano, em nome da Bancada do Podemos, solicitou 15 dias de vista ao Projeto de Lei Complementar nº 18/2025. O pedido de vista foi aprovado.

– Antes da leitura do expediente, devido às ausências dos vereadores Felipe Kuhn Braun e Joelson de Araújo, foi feita a recomposição da Mesa, sendo que a vereadora Deza Guerreiro ocupou a Primeira Secretaria, e o vereador Ico Heming, a Segunda Secretaria.

– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental após a leitura do expediente, passando-se imediatamente à Tribuna Popular.

– A Senhora Maria Regina da Rosa, professora aposentada, utilizou o espaço da Tribuna Popular para falar da situação dos aposentados do Regime Próprio de Previdência, patrimônio do RPPS - Regime Próprio de Previdência Social. A professora demonstrou preocupação com a administração do Ipasem, discorrendo sobre as alíquotas de previdência e assistência. Falou também sobre a troca da sede do Instituto e as condições de acessibilidade do novo local.