Ocorrências da Sessão (80ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)
– Em atenção ao Requerimento nº 631/2025 [Convite ao Senhor Ricardo Valmor Berg, para participar da Sessão Ordinária de 17 de novembro, para falar sobre o Dia Nacional dos Ostomizados, que ocorre no dia 16 de novembro], o autor da matéria, vereador Ricardo Ritter – Ica, fez uso da palavra para introduzir o tema. Na sequência, o espaço da tribuna foi concedido ao Senhor Ricardo Valmor Berg e à Senhora Marlene Hammes da Silva, que falaram sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas ostomizadas, destacando a necessidade de banheiros públicos adaptados e de leis que garantam melhores condições de vida. Ressaltaram ainda que essas leis devem ser efetivamente cumpridas para assegurar dignidade e inclusão. Os vereadores Professora Luciana Martins, Daia Hanich, Joelson de Araújo, Ricardo Ritter – Ica e Deza Guerreiro teceram considerações sobre o assunto e/ou fizeram questionamentos, os quais foram respondidos pelos convidados. Após, foi feito um registro fotográfico.
– Em atenção ao Requerimento nº 1676/2025 [Convite aos alunos do Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig, vencedores do projeto Cientista Jovem, para participar da Sessão Ordinária do dia 17 de novembro de 2025, para falar sobre o projeto de Desenvolvimento de Músculos Artificiais, Eletroativos com Elastômeros Dielétricos], o autor da matéria, vereador Cristiano Coller, fez uso da palavra para introduzir o tema. Na sequência, o espaço da tribuna foi concedido ao professor Rinaldo Roberto de Almeida e aos alunos Mariana Rech, Douglas de Castro e Yago Soares, que falaram sobre o projeto, sua elaboração e sua finalidade. Citaram que o trabalho surgiu a partir da convivência com pessoas que sofreram amputações e, devido à baixa renda, não possuem condições financeiras adequadas para adquirir uma prótese. Falaram da metodologia e os materiais utilizados no desenvolvimento do projeto. Os vereadores Enio Brizola, Professora Luciana Martins, Daia Hanich e Eliton Ávila teceram considerações sobre o assunto e/ou fizeram questionamentos, os quais foram respondidos pelos convidados. Após, foi feito um registro fotográfico dos vereadores com os convidados.
– O vereador Felipe Kunh Braun solicitou a inversão de pauta, de modo que a ordem do dia fosse votada antes da leitura do expediente e que os requerimentos fossem votados em bloco. Solicitou, também, que o Projeto de Lei nº 121/2025 fosse o primeiro projeto a ser votado na ordem do dia. Em votação, as três solicitações foram aprovadas.
– O Projeto de Lei nº 137/2025 foi aprovado em votação simbólica, sendo registrado o voto contrário da vereadora Professora Luciana Martins.
– O Projeto de Lei nº 53/2025 foi aprovado em votação simbólica, sendo registrados os votos contrários dos vereadores Enio Brizola e Professora Luciana Martins.
– Conforme acordado entre os parlamentares, foi suprimida a suspensão regimental que ocorreria após a leitura do expediente, passando-se imediatamente ao espaço destinado ao uso da palavra pelos vereadores e líderes partidários.