Ocorrências da Sessão (36ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)

– Em virtude da ausência do vereador Cristiano Coller, conforme o Requerimento nº 761/2021, o vereador Ito Luciano, a convite do Sr. Presidente, ocupou a 2ª Secretaria.

– Em requerimento verbal, o vereador Ricardo Ritter - Ica solicitou a inversão da pauta, de modo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente, o que foi aprovado.

– O vereador Gustavo Finck, em requerimento verbal, propôs a votação em bloco do Projeto de Lei nº 13/2021 e da Emenda nº 4/2021 ao Projeto de Lei nº 13/2021. Em votação, foi aprovado.

– O vereador Ricardo Ritter - Ica solicitou vista de 15 dias ao Projeto de Lei nº 31/2021, o que foi aprovado.

– Antes de iniciar a leitura do expediente, em virtude da ausência do presidente Raizer Ferreira, que saíra para representar a Câmara, e do vereador Ito Luciano, o vereador Gerson Peteffi ocupou a presidência.  A vereadora Lourdes Valim, a convite do presidente “ad hoc”,  ocupou a vice-presidência, e o vereador Gustavo Finck ocupou a 2ª secretaria.

– O vereador Enio Brizola solicitou a retirada do Pedido de Providências nº 2605/2021, de sua autoria, o que foi deferido.

– A vereadora Lourdes Valim solicitou a retirada do Pedido de Providências nº 2641/2021, de sua autoria, o que foi deferido.

– O cidadão Cláudio José Martins fez uso do espaço destinado à tribuna popular. Iniciou sua fala publicizando um pedido de desculpas ao vereador Felipe Kuhn Braun. Na última vez em que o Sr. Cláudio fez uso do espaço destinado à tribuna popular, em 4 de novembro de 2020, considerou seu pronunciamento inconcluso, razão pela qual poderia gerar alguma interpretação equivocada por parte do parlamentar Felipe Kuhn Braun, e por essa razão utilizou o momento para sanar qualquer eventual mal entendido. Dando continuidade, manifestou seu repúdio pela forma como transcorreram as manifestações contra o chefe do Executivo Federal, ocorridas no último final de semana no estado de São Paulo. Classificou o movimento como anti democrático, não pacífico, marcado por vandalismo e violência. Na sequência, o Sr. Cláudio expressou a sua preocupação com o cenário político brasileiro, principalmente na relação conflituosa entre os Três Poderes da União, ferindo a nossa Constituição Federal em seu artigo segundo [São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário]. Manifestou recear que o Brasil tome o rumo de países que estão em crise, como Argentina, Bolívia, Cuba e Venezuela. Destacou ser de fundamental importância a união e a participação das câmaras municipais e das assembleias legislativas dos estados para colocar o país no rumo certo e fazer valer a nossa Carta Magna. Para concluir, cumprimentou os vereadores Felipe Kuhn Braun e Gustavo Finck pela luta a favor das causas do esporte e educação, respectivamente.