Ocorrências da Sessão (70ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)
– Conforme requerimento verbal do vereador Fernandinho Lourenço, aprovado pelo Plenário, ocorreu a inversão da pauta, sendo a ordem do dia apreciada antes da leitura do expediente.
– Atendendo a um requerimento verbal do vereador Sergio Hanich, o Requerimento nº 1827/2021 [Voto de Congratulações às idealizadoras da intervenção urbana “Arte no Muro”, Ana Hauschild, Magna Sperb, Monalisa Locks e Bala Blauth], de sua autoria, foi remetido para a ordem do dia. Após a aprovação da matéria, e atendendo a um convite do Sr. Presidente, a Sra. Ana Hauschild fez uso da tribuna e agradeceu a homenagem.
– Durante a discussão do Projeto de Lei nº 83/2021 [Institui o “Dia Municipal da Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Novo Hamburgo” no Calendário Oficial de Eventos do Município], fez uso da palavra, conforme aprovado pelo Plenário, o Sr. Ângelo Reinheimer, curador da Fundação Scheffel. A data escolhida, 8 de outubro, em referência ao aniversário de nascimento do artista plástico Ernesto Frederico Scheffel, foi uma homenagem a Scheffel, e o Sr. Ângelo destacou que, com a aprovação do projeto, o legado do artista e o patrimônio histórico terão um dia especial para serem lembrados e comemorados.
– O vereador Ricardo Ritter – Ica propôs a leitura e a votação dos requerimentos e pedidos de providências em bloco, o que foi aprovado.
– Conforme o Requerimento nº 1723/2021, de autoria do vereador Raizer Ferreira, parte do Expediente foi destinada para memorar o Dia da Consciência Negra, que ocorreu no dia 20 de novembro. Os vereadores Raizer Ferreira, Enio Brizola (em nome das bancadas do PT e do PTB), Gerson Peteffi (em nome da bancada do MDB e da vereadora Semilda dos Santos – Tita) e Felipe Kuhn Braun fizeram uso da tribuna e destacaram a importância da data para uma reflexão sobre os atos de racismo e a necessidade de combatê-los, em nome de uma sociedade justa e igualitária. Após, o Sr. Uilson Silva – coordenador de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, fez uso da palavra, saudou o vereador Raizer Ferreira pela pauta e destacou a importância das políticas públicas para a inserção e valorização do negro em todas as esferas da sociedade. A seguir, o Sr. José Renato de Oliveira, radialista da União FM e jornalista na diretoria de Comunicação Social da Prefeitura de Novo Hamburgo, também ocupou a tribuna e traçou em breve histórico sobre a escravidão no Brasil e falou que, antes de se falar em igualdade, é preciso falar de equidade. Para ele, não basta haver discurso bonito contra o racismo, devem existir políticas públicas que mudem o cenário de discriminação que ainda está ocorrendo.
Por fim, fez uso da palavra a Sra. Roselaine Domingos de Castro Diaz, representante do Coletivo de Professoras Pretas. Ela defendeu que a igualdade não será alcançada enquanto não houver políticas públicas efetivas de combate ao racismo, como as cotas em concursos públicos. Para ela, o caminho contra o racismo passa pela educação.
– O vereador Ricardo Ritter propôs a supressão do espaço destinado ao uso da palavra pelos Srs. Vereadores, o que foi aprovado.