Ocorrências da Sessão (31ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)
– Em atenção ao Requerimento nº 743/2023 [Convocação ao Secretário Municipal da Saúde, Sr. Marcelo Reidel, para comparecer à Sessão Ordinária de 29 de maio, a fim de falar sobre os problemas envolvendo o transporte de pacientes oncológicos ao Hospital Bom Jesus, em Taquara-RS, especialmente com relação ao demasiado tempo despendido entre o deslocamento ao hospital e o retorno às residências, após as consultas], de autoria da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor, o vereador Enio Brizola, membro da comissão, fez uso da palavra para contextualização e introdução do assunto. Na sequência, o secretário Marcelo Reidel, ao ocupar a tribuna, falou acerca do transporte de pacientes oncológicos ao Hospital Bom Jesus, em Taquara-RS, sobre os motivos que levaram à transferência dos tratamentos oncológicos para o referido hospital e também acerca dos esforços empreendidos pelo Município para atender da melhor forma possível os pacientes. Os vereadores Enio Brizola, Gustavo Finck, Raizer Ferreira, Inspetor Luz e Lourdes Valim fizeram questionamentos, que foram respondidos pelo secretário. A seguir, atendendo a um requerimento verbal do vereador Enio Brizola, o uso da palavra foi concedido à Sra. Regina Dau, presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, que destacou as consequências da transferência do tratamento oncológico para Taquara e as dificuldades enfrentadas pelos pacientes.
– O presidente Fernando Lourenço, em observância ao artigo 120 do Regimento Interno, convidou os Srs. Vereadores para se dirigirem até o Plenarinho a fim de acompanharem o descerramento do retrato do ex-presidente, vereador Cristiano Coller, junto à Galeria dos Ex-Presidentes.
– Em atenção a requerimentos verbais do vereador Cristiano Coller, devidamente aprovados pelo Plenário, houve a inversão da pauta, sendo a ordem do dia apreciada antes da leitura do expediente e o Projeto de Lei nº 108/2022 votado antes das demais matérias constantes na ordem do dia.
– Após a votação do Projeto de Lei nº 108/2022 [Denomina Rua João Campagnone Machado uma via pública], o vereador Cristiano Coller, em requerimento verbal, solicitou a concessão do uso da palavra ao Sr. André Campagnone Machado, filho do falecido Sr. João Campagnone Machado. Ao ocupar a tribuna, ele agradeceu a homenagem prestada a seu pai.
– As Moções nºs 29 e 30/2023 foram lidas na íntegra a pedido dos autores, vereadores Ito Luciano e Fernando Lourenço, respectivamente.
– Em atenção a um requerimento verbal do vereador Darlan Oliveira, os requerimentos foram votados em bloco.
– Não houve inscritos no espaço destinado ao uso da palavra pelos Srs. Vereadores.