Ocorrências da Sessão (36ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)
– Conforme o Requerimento nº 843/2023 [Convite ao Senhor Leonício Fonseca, presidente do Lar São Vicente de Paula, para participar da Sessão Ordinária de 19 de junho de 2023, a fim de falar a respeito do repasse das Emendas e sua importância referente aos investimentos no bem-estar dos idosos.], o autor da matéria, vereador Gustavo Finck, fez uso da palavra para introdução do assunto. Na sequência, o Sr. Leonício Fonseca ocupou a tribuna e fez a prestação de contas do valor de 35 mil reais destinados por meio de emendas parlamentares ao Lar São Vicente em 2022. O gestor afirmou que os valores das aposentadorias dos idosos não chega a cobrir um terço das despesas, tendo em vista que o custo mensal com cada morador é de aproximadamente R$ 3.600,00. Assim, acrescentou ele, a administração do lar precisa buscar, mensalmente, o aporte de cerca de 100 mil para cobertura dos custos. A comunidade sempre auxilia, afirmou ele, acrescentando que a transparência na gestão é fundamental para a credibilidade do Lar junto à população hamburguense. Por fim, ele agradeceu o apoio da Câmara e a oportunidade de usar o espaço para a prestação de contas.
– Em requerimento verbal, o vereador Raizer Ferreira solicitou a inversão da pauta, de modo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente, o que foi aprovado.
– Em requerimento verbal, a vereadora Lourdes Valim solicitou que o espaço da tribuna fosse concedido para os Senhores Gilvanio José Abreu da Silva e Nelsinho (Cledes Nelson da Silva), ambos moradores do Bairro Santo Afonso, a fim de que expusessem a situação vivenciada pelos moradores da localidade em virtude das chuvas.
– Em requerimento verbal, o vereador Fernando Lourenço solicitou 15 dias de vista ao Projeto de Lei Complementar nº 5/2023, o que foi aprovado.
– Conforme acordado entre os parlamentares, foi suprimida a suspensão regimental prevista para ocorrer após a votação da ordem do dia.
– Conforme aprovado anteriormente, fez uso da tribuna o Sr. Gilvanio José Abreu da Silva, que discorreu sobre as dificuldades enfrentadas pelos moradores do Bairro Santo Afonso em virtude da enchente ocorrida na madrugada da última sexta-feira, dia 16 de junho. Afirmou que, das sete bombas da Casa de Bombas, havia apenas três funcionando, e num determinado momento, apenas uma estava em funcionamento. O morador lamentou a situação de desleixo com a Casa de Bombas, citou os diversos prejuízos sofridos pelos moradores e questionou o que o Poder Público fará para auxiliar a população. Na sequência, fez uso da palavra o Sr. Cledes Nelson da Silva, também morador do Bairro Santo Afonso, que reforçou a fala do Sr. Gilvanio acerca da precariedade das máquinas da Casa de Bombas e fez um apelo aos parlamentares, questionando por que não há pessoas se revezando no cuidado com as máquinas. Os vereadores Enio Brizola, Fernando Lourenço e Gustavo Finck se manifestaram acerca do assunto.
– Conforme acordado entre os parlamentares, foi suprimida a suspensão regimental entre a leitura do expediente e o espaço destinado ao uso da palavra pelos Srs. Vereadores.
– Após o espaço destinado ao uso da palavra, o vereador Fernando Lourenço ocupou novamente a tribuna e expôs sua busca, junto ao Ministério das Cidades, em Brasília, no último dia 13 de abril e também na última semana, para a construção de casas populares no Bairro Canudos, por meio de recursos do Programa Minha Casa Minha Vida.