Ocorrências da Sessão (70ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)
– Logo após a verificação de quórum, no início da sessão, o presidente Gerson Peteffi convocou os parlamentares para uma Sessão Secreta, a ser realizada no Plenarinho, com o intuito de escolher o próximo cidadão a ser homenageado com o título de Cidadão de Novo Hamburgo.
– Em requerimento verbal, o vereador Felipe Kuhn Braun solicitou a inversão da pauta, de modo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente, o que foi aprovado.
– O vereador Gustavo Finck solicitou a retirada do Requerimento nº 1646/2024 [Designação do vereador Gustavo Finck para representar a Câmara Municipal de Novo Hamburgo no evento “Smart Cities Park 2024”, na cidade de Nova Petrópolis – RS, nos dias 29 a 31 de outubro, sem onerar despesas aos cofres públicos], de sua autoria, o que foi deferido.
– Em atenção a um requerimento verbal do vereador Enio Brizola, o uso da palavra foi concedido, após a votação da ordem do dia, ao Sr. Vilson dos Santos de Moura, Presidente do Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais de Novo Hamburgo (GSFM-NH). O sindicalista parabenizou os servidores públicos pela passagem do dia do servidor público. Destacou a relevância da atuação dos guardas municipais, que desempenham um papel fundamental na segurança e no bem-estar da comunidade, garantindo a ordem pública e zelando pelo patrimônio municipal. Salientou, ainda, que valorizar a Guarda Municipal significa reconhecer o seu comprometimento e dedicação em proteger a população. Também discorreu sobre os relevantes serviços prestados pelos agentes de segurança pública na recente ocorrência envolvendo atirador em Novo Hamburgo. Por fim, solicitou apoio ao legislativo municipal na luta por melhores condições de trabalho e valorização dos profissionais. Os vereadores Felipe Kuhn Braun, Enio Brizola, Ricardo Ritter – Ica e Cristiano Coller também fizeram uso da palavra.
– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental após a votação da ordem do dia, passando-se diretamente para a leitura do expediente.
– Foi acordada entre os parlamentares a leitura em bloco dos pedidos de providências.
– Conforme acordado entre os parlamentares, foi suprimida a suspensão regimental que ocorreria após a leitura do expediente, e passou-se diretamente ao espaço destinado ao uso da palavra pelos vereadores e líderes partidários.