Ocorrências da Sessão (7ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)
– Em requerimento verbal, o vereador Juliano Souto solicitou a inversão da pauta, de modo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente. Em votação nominal, a inversão da pauta foi aprovada, obtendo 9 votos favoráveis e 5 votos contrários. Os vereadores Cristiano Coller, Felipe Kuhn Braun, Giovani Caju, Ico Heming, Ito Luciano, Joelson de Araújo, Juliano Souto, Nor Boeno e Ricardo Ritter – Ica votaram SIM. Os vereadores Daia Hanich, Deza Guerreiro, Eliton Ávila, Enio Brizola e Professora Luciana Martins votaram NÃO.
– O vereador Juliano Souto, em requerimento verbal, propôs a votação em bloco dos requerimentos e a supressão do espaço de fala dos vereadores na apresentação dos seus pedidos de providências. Em votação, foi aprovado.
– A Secretária de Saúde do Município, Betina Espindula, foi convocada para comparecer à Sessão Ordinária de 19 de fevereiro, às 14h, conforme o Requerimento nº 64/2025 [Convocação à Secretária de Saúde do Município, Betina Espindula, para comparecer à Sessão Ordinária de 19 de fevereiro, às 14h, a fim de explicar sobre o rompimento do contrato com a empresa SEG, responsável pela gestão das Unidades da Saúde da Família Petrópolis, Palmeira, Rondônia 2, Operário e Mundo Novo]. No entanto, devido a motivos de saúde, a Secretária não pôde comparecer, mas disponibilizou-se a vir em outro momento. Diante disso, a autora do requerimento, vereadora Professora Luciana Martins, apresentou um requerimento verbal na sessão ordinária de 19 de fevereiro, solicitando a transferência da convocação para o dia 24 de fevereiro, o que foi aprovado. Assim, em atenção ao Requerimento nº 64/2025 e ao requerimento verbal da parlamentar, a Câmara recebeu a Secretária Municipal de Saúde, Betina Espindula. Inicialmente, a vereadora Professora Luciana Martins, ocupou a tribuna para introdução do assunto. Na sequência, a Secretária Betina Espindula fez uso da tribuna e falou sobre o tema pelo qual foi convocada. Também respondeu a dúvidas e questionamentos dos vereadores Professora Luciana Martins, Giovani Caju, Juliano Souto, Ito Luciano, Joelson de Araújo e Enio Brizola.
– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental após a fala da Secretária de Saúde, passando-se diretamente para a leitura do expediente.
– Conforme acordado entre os parlamentares, foi suprimida a suspensão regimental após a leitura do expediente, passando-se diretamente ao espaço da tribuna popular.
– O Professor Lindomar Getúlio da Veiga fez uso do espaço destinado à tribuna popular e discorreu sobre demandas do Bairro Canudos.