Ocorrências da Sessão (18ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)
– Em requerimento verbal, o vereador Felipe Kuhn Braun solicitou a inversão da pauta, de modo que a ordem do dia fosse apreciada após a leitura dos requerimentos que constavam no expediente. Solicitou, também, a votação em bloco dos requerimentos. As duas solicitações foram aprovadas pelo Plenário.
– O Requerimento nº 467/2025, de autoria do vereador Joelson de Araújo, foi aprovado em votação simbólica, sendo registrados os votos contrários dos vereadores Eliton Ávila, Enio Brizola e Professora Luciana Martins.
– O Requerimento nº 468/2025, de autoria da Câmara Municipal, foi aprovado em votação simbólica, sendo registrado o voto contrário da vereadora Professora Luciana Martins, que justificou seu posicionamento.
– O Projeto de Lei nº 52/2024, de autoria do vereador Ito Luciano, foi aprovado em votação simbólica, registrando-se os votos contrários dos vereadores Enio Brizola e Professora Luciana Martins.
– O vereador Juliano Souto solicitou vista de 15 dias ao Projeto de Lei nº 9/2025 [Inclui, no calendário oficial, o Dia Municipal do Patriota no Município de Novo Hamburgo, a ser celebrado no dia 21 de Março.], de sua autoria. O pedido foi aprovado, sendo registrados os votos contrários dos vereadores Enio Brizola e Professora Luciana Martins.
– Conforme acordado entre os parlamentares, foi suprimida a suspensão regimental que ocorreria após a votação da ordem do dia, de modo que a leitura do expediente fosse realizada na sequência.
– O vereador Enio Brizola solicitou a retirada do Projeto de Decreto Legislativo nº 2/2025.
– Conforme acordado entre os parlamentares, foi suprimida a suspensão regimental que ocorreria após a leitura do expediente e passou-se diretamente ao espaço destinado ao uso da palavra pelos vereadores e líderes partidários.
– O presidente Cristiano Coller solicitou que o Senhor Josué Miguel de Mello, morador do Bairro Canudos, utilizasse a tribuna por 5 minutos, o que foi aprovado. O cidadão falou sobre a demolição, por parte da prefeitura, de prédio na Praça Centenário, no Bairro Canudos, para ampliação da UPA Canudos. O Sr. Josué relatou o descontentamento dos moradores com a demolição do prédio, citando que no local havia um espaço de lazer, que, por 32 anos, era ponto de encontro de idosos do bairro.