Ocorrências da Sessão (27ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)

– Tendo em vista a licença do vereador Felipe Kuhn Braun, conforme o Requerimento nº 529/2025, o suplente Paulo Cesar Klein (Cidadania) exercia a vereança pelo período de 05 a 20 de maio de 2025.

– Em virtude da licença do primeiro-secretário (vereador Felipe Kuhn Braun), houve a recomposição da Mesa, sendo a Primeira-Secretaria ocupada pelo vereador Joelson de Araújo, e a Segunda-Secretaria, pelo vereador Juliano Souto.

– Em atenção ao Requerimento nº 393/2025, de autoria do vereador Cristiano Coller, o espaço da tribuna foi concedido ao pastor Robson Gomes da Silva, da Igreja Adventista do 7º Dia, o qual é responsável pelo Distrito Vila Santo Antônio, no Bairro Canudos, em Novo Hamburgo. O pastor falou sobre o dia Municipal dos Desbravadores e Aventureiros, comemorado no dia 13 de maio, e afirmou que os Clubes de Desbravadores e Aventureiros são departamentos da Igreja Adventista e têm como objetivo o desenvolvimento físico, mental e espiritual de crianças de 6 a 9 anos (Aventureiros) e 10 a 15 anos (Desbravadores), envolvendo-as em atividades que promovem valores como amizade, civismo, amor a Deus e à pátria, além do cuidado com a natureza e os animais. Ele informou que os clubes, presentes em mais de 160 países, ajudam no desenvolvimento integral dos jovens, promovendo solidariedade, trabalho em equipe e ações comunitárias, como auxílio em calamidades. O pastor Robson agradeceu o apoio da Câmara e reforçou o compromisso de sua organização em formar cidadãos conscientes, solidários e com princípios duradouros. Ele encerrou sua fala desejando bênçãos a todos e reforçando a importância de construir uma sociedade mais justa e com valores eternos. Os vereadores Giovani Caju, Daia Hanich e Juliano Souto cumprimentaram os Aventureiros e Desbravadores pelo trabalho que desenvolvem.

– Encerrada a fala do pastor Robson, foi feito registro fotográfico dos vereadores com membros do Clube de Aventureiros Arautinhos de Jesus e do Clube de Desbravadores Arautos do Sul, ambos da Igreja Adventista do 7º Dia da Vila Santo Antônio, no Bairro Canudos.

– Em atenção ao Requerimento nº 596 [Convite à Senhora Cláudia Scherer Graff, Cirurgiã-Dentista, para participar da Sessão Ordinária de 12 de maio de 2025, para falar sobre o Projeto Maio Vermelho, “Luta contra o câncer bucal no RS”], de autoria do vereador Ricardo Ritter – Ica, o parlamentar ocupou a tribuna para introdução do assunto. A seguir, a Sra. Cláudia agradeceu a oportunidade de falar sobre a importância da luta contra o câncer bucal, destacando que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e que a campanha do Maio Vermelho, uma das mais antigas do estado, busca conscientizar e capacitar profissionais de saúde para detectar lesões precocemente. A cirurgiã-dentista explicou o significado da flor símbolo da campanha, que representa esperança e vida, e ressaltou que fatores de risco como tabagismo, álcool, exposição solar sem proteção e HPV são totalmente evitáveis, tornando a doença prevenível. Também destacou a importância de campanhas de conscientização, como a que ocorrerá no dia 24 de maio, com exames gratuitos, e reforçou que o diagnóstico precoce e a prevenção podem salvar vidas, lembrando que cada vida salva é um mundo preservado. Os vereadores Ricardo Ritter – Ica, Eliton Ávila, Luciana Martins, Giovani Caju, Cristiano Coller e Paulo Cesar Klein teceram considerações sobre o assunto e fizeram questionamentos, os quais foram respondidos pela convidada.

– Na sequência, foi feito registro fotográfico dos parlamentares com a Senhora Cláudia Scherer Graff e com os demais convidados que a acompanhavam: Dr. Cláudio Nunes Matos, representante do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO/RS) de Novo Hamburgo; Dra. Íris Verônica Klein Viero, presidente da Comissão de Disfunção Temporomandibular do CRO/RS; e Dr. Darlan Rodrigues Lima, coordenador da Política de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde.

– Conforme acordado entre os parlamentares, foi suprimida a suspensão regimental que ocorreria após a votação da ordem do dia, passando-se diretamente para a leitura do expediente.

– Havendo concordância entre os parlamentares, a suspensão regimental que ocorreria após a leitura do expediente foi suprimida, passando-se diretamente para o espaço destinado ao uso da palavra pelos vereadores e líderes partidários.

– Conforme solicitação dos vereadores Ito Luciano e Professora Luciana Martins, deferida pelo Sr. Presidente, seguem anexados nesta ata os pronunciamentos de ambos os parlamentares durante a sessão ordinária.