Ocorrências da Sessão (49ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)

– Em requerimento verbal, o vereador Juliano Souto solicitou a inversão da pauta – de modo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente, bem como a votação dos requerimentos em bloco, o que foi aprovado.

– Em requerimento verbal, o vereador Giovani Caju propôs um minuto de silêncio em memória ao professor Renato Moreira, falecido neste mês, o que foi aprovado e realizado.

– Conforme o Requerimento nº 847/2025 [Convite à Senhora Leny Camargo Fisch, presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa Idosa de Novo Hamburgo – CMDPI/NH, para participar da Sessão Ordinária do dia 28 de julho, a fim de compartilhar informações sobre a atuação do conselho, suas principais demandas e ações em defesa da pessoa idosa em nosso município.], de autoria da vereadora Professora Luciana Martins, a parlamentar ocupou o espaço da tribuna para enaltecer o trabalho voluntário realizado por homens e mulheres que dedicam parte de seu tempo ao acompanhamento das políticas públicas destinadas à pessoa idosa. Em seguida, o espaço da tribuna foi concedido à Senhora Leny, que destacou, em seu pronunciamento, a importância de apresentar a atuação do colegiado aos vereadores e à comunidade, solicitando a ampliação do quadro de servidores na Casa dos Conselhos, a fim de fortalecer as ações do colegiado. Reiterou a necessidade da criação de um Centro-Dia, destinado ao cuidado e à socialização de idosos, ressaltando também a responsabilidade das famílias no acompanhamento contínuo de seus entes. Enfatizou os direitos da pessoa idosa e a relevância de sua divulgação, mencionando ainda o papel fundamental da Defensoria Pública na garantia de acesso a instituições para idosos em situação de vulnerabilidade. Também fizeram uso da palavra os vereadores Ito Luciano, Deza Guerreiro, Daia Hanich, Ricardo Ritter – Ica, Eliton Ávila e Cristiano Coller. Para finalizar, foi realizado um registro fotográfico com a convidada.

– Na sequência, o presidente Cristiano Coller solicitou uma reunião de vinte minutos com os vereadores no Plenarinho. Em razão disso, a sessão foi suspensa antes da votação da ordem do dia.

– Reaberta a sessão, foi feita a verificação de quórum e, durante a votação da ordem do dia, em requerimento verbal, o vereador Enio Brizola solicitou que o espaço da tribuna fosse concedido, antes da votação do Projeto de Lei nº 40/2025, ao Senhor Bruno Louzada, representante do Sindicato dos Bancários e Financiários de Novo Hamburgo e Região, o que foi aprovado.

– Em requerimento verbal, a vereadora Deza Guerreiro solicitou que, após a leitura do expediente, o espaço da tribuna fosse concedido ao Senhor Pedrinho de Oliveira, presidente e fundador da Sociedade Novos Talentos, o que foi aprovado.

– O representante do Sindicato dos Bancários e Financiários de Novo Hamburgo e Região, Senhor Bruno Louzada, fez uso da Tribuna para relatar as tratativas com o Executivo Municipal. Segundo ele, houve duas reuniões com o prefeito, sendo que, na segunda, foi apresentada uma proposta de emenda que contemplava os interesses tanto dos trabalhadores quanto da administração. No entanto, Bruno afirmou que a alteração posteriormente encaminhada ao Legislativo acabou por piorar o texto original do projeto.

– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental após a leitura do expediente, passando-se diretamente ao espaço da tribuna popular.

– Encerrada a leitura do expediente, foi concedido o uso da tribuna ao Senhor Pedrinho de Oliveira, que, em seu pronunciamento, comunicou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais) à Sociedade Novos Talentos, do Bairro Canudos. Segundo ele, o recurso foi destinado pelo deputado federal Giovani Cherini ainda no início do ano passado, e sua transferência será mediada pela Prefeitura. Pedrinho solicitou celeridade por parte do Executivo, a fim de evitar a perda da verba, que, conforme destacou, será fundamental para o custeio de projetos sociais, culturais e esportivos desenvolvidos pela associação.