Ocorrências da Sessão (58ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)

–  Em requerimento verbal, o vereador Giovani Caju solicitou um minuto de silêncio em memória à Senhora Terezinha Alves Bueno, irmã do vereador Nor Boeno, falecida neste mês.

– Em atenção ao Requerimento nº 1033/2025 [Convite aos profissionais Danielle Diel, enfermeira coordenadora e responsável técnica pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD); Nathália Heck, médica responsável clínica; e Júlio Vívian, médico clínico, para participarem da Sessão Ordinária do dia 27 de agosto de 2025, a fim de prestarem esclarecimentos sobre o serviço ofertado pelo SAD no município.], os convidados, Danielle Diel, Nathália Heck e o fisioterapeuta Dionathan Marques ocuparam a tribuna para enfatizar que o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), vinculado ao SUS, oferece cuidados multiprofissionais a pacientes com necessidades de reabilitação, cuidados paliativos ou tratamentos intensivos em casa. Com cerca de 490 atendimentos mensais, o serviço funciona 24 horas por dia desde fevereiro. A equipe atua para evitar internações prolongadas, melhorar a qualidade de vida e capacitar cuidadores. Cerca de 70% dos pacientes vêm do Hospital Municipal, e os demais por encaminhamento da rede básica ou outros hospitais. Encerrado o pronunciamento dos convidados, foi aberto o espaço para questionamentos dos parlamentares. Fizeram uso da palavra os vereadores Joelson de Araújo, Ico Heming, Enio Brizola, Ricardo Ritter – Ica, Professora Luciana Martins, Eliton Ávila, Deza Guerreiro e Ito Luciano. Para finalizar, foi realizado um registro fotográfico com os convidados.

– Por meio de requerimento verbal, o vereador Juliano Souto solicitou a inversão da pauta, propondo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente, bem como que os requerimentos fossem votados em bloco. Em votação, ambas as solicitações foram aprovadas. 

– Em atenção ao Requerimento nº 1030/2025 [Parte do Expediente da Sessão Ordinária do dia 27 de agosto de 2025 em homenagem aos 10 anos da Clínica Estética Cássia Trott.], a proponente do requerimento, vereadora Daia Hanich, fez uso da tribuna para prestar a respectiva homenagem. Após a fala da vereadora, também fizeram uso da palavra os vereadores Giovani Caju, Juliano Souto e Eliton Ávila. A seguir, a autora da proposição entregou um quadro comemorativo à empresária Cássia. Na sequência, a jovem fez uso da tribuna para relatar que iniciou seu negócio aos 18 anos e, atualmente, sua clínica conta com 21 colaboradores, em sua maioria mulheres. Ela destacou que os serviços da clínica contribuem significativamente para a qualidade de vida das clientes e para a inserção profissional. Agradeceu o apoio da família, em especial do esposo e sócio, e finalizou sua fala agradecendo a honraria recebida. Na sequência, o vereador Felipe Kuhn Braun solicitou cinco minutos para uma reunião com os demais vereadores no Plenarinho, o que foi aprovado, sendo a sessão suspensa inicialmente por cinco minutos para o registro fotográfico do momento e, em seguida, por mais cinco minutos para a realização da referida reunião.

– Encerrada a ordem do dia, em requerimento verbal, o vereador Juliano Souto solicitou que, antes da leitura do expediente, o espaço da tribuna fosse concedido, pelo tempo de três minutos, ao Senhor Antônio Worst, parlamentar do município de  Estância Velha. Em votação, foi aprovado.

– Em seu breve pronunciamento na tribuna, o Senhor Antônio Worst demonstrou preocupação com a segurança pública na região, destacando avanços na Guarda Municipal do município de Estância Velha, como novos investimentos em viaturas e armamentos, e defendeu a união de esforços entre os municípios no enfrentamento à criminalidade.

 - Logo após, a sessão foi suspensa para registro fotográfico com os representantes do Grupo Escoteiro Itapuí.

– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental após a leitura do expediente, passando-se imediatamente ao espaço destinado ao uso da palavra pelos vereadores e líderes partidários.