Ocorrências da Sessão (75ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)
– A tribuna de honra foi marcada pela presença de representantes do Executivo hamburguense. Estiveram presentes o prefeito Gustavo Finck e o vice-prefeito Gerson Haas, além dos secretários Anderson Bertotti (Meio Ambiente), Betina Espíndula (Saúde), Anne Saul (Desenvolvimento Social), Michele Vargas Antonello (Fazenda), Ângelo Reinheimer (Cultura), Eroni Nunes dos Santos (Obras), Rosalino Seara (Segurança), Andrea Schneider Pascoal (Gestão, Governança e Desburocratização), Daiana Monzon (Desenvolvimento Econômico) e André Luis da Silva (Educação). Também compareceram o procurador-geral Vanir de Mattos, os assessores Michella Medeiros Rodrigues e Aloysio Flesch, e o diretor-geral da Comusa, Paulo Roberto Kopschina.
– Em atenção ao Requerimento nº 1316/2025 [Convite à Diretora de Bem-Estar Animal, Senhora Greice Maciel, e à Gerente Lelly Teixeira para participar da Sessão Ordinária do dia 29 de outubro de 2025, a fim de falar sobre a realidade enfrentada no Canil e novos projetos.], a autora da matéria, vereadora Deza Guerreiro, informou que as convidadas não puderam comparecer à sessão devido a um imprevisto. O presidente, então, sugeriu a definição de uma nova data para a participação delas.
– Por meio de requerimento verbal, o vereador Joelson de Araújo solicitou a inversão da pauta, propondo que a ordem do dia fosse apreciada antes da leitura do expediente, bem como que os requerimentos fossem votados em bloco. Em votação, ambas as solicitações foram aprovadas.
– Em requerimento verbal, o vereador Juliano Souto solicitou ao presidente Cristiano Coller que o espaço da tribuna fosse concedido ao prefeito Gustavo Finck, a fim de que explanasse sobre o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 2/2025, constante na Ordem do Dia. Em votação, o requerimento foi aprovado.
– Em sua fala, o prefeito Gustavo Finck ressaltou a gravidade da situação financeira do Município, alertando que, caso o PELOM não seja aprovado, a cidade poderá enfrentar sérias dificuldades, com o funcionalismo público deixando de receber em dia a partir de abril ou maio do próximo ano. Ele explicou que o Executivo não possui recursos suficientes para manter serviços básicos, como capina e roçada, e muito menos para custear áreas essenciais como saúde e transporte público. Também enfatizou que este projeto é distinto do apresentado na Legislatura anterior, já tendo sido amplamente debatido. O prefeito finalizou seu pronunciamento destacando a importância da aprovação do PELOM, enfatizando que sua aprovação é crucial para garantir o futuro da cidade.
– O Senhor José Miguel de Mello, aposentado, utilizou o espaço da Tribuna Popular para solicitar a instalação de banheiros na Praça Centenário, uma vez que os frequentadores do local precisam recorrer aos banheiros da UPA Canudos, ficando expostos a possíveis riscos de contaminação.