Ocorrências da Sessão (32ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)
– Conforme o Requerimento nº 627/2023, de autoria do vereador Enio Brizola, parte do expediente foi destinada para homenagear a empresa Móveis Veneza pelos seus 60 anos de fundação. Fizeram uso da tribuna, em homenagem à empresa, o autor do requerimento e os vereadores Felipe Kuhn Braun (que falou em nome do vereador Gerson Peteffi), Ricardo Ritter (que falou em nome da Bancada do PSDB e do vereador Darlan de Oliveira), Raizer Ferreira (que falou em nome do vereador Ito Luciano), Gustavo Finck, Cristiano Coller e Lourdes Valim, que parabenizaram a empresa e falaram sobre sua importância para Novo Hamburgo. Na sequência, o vereador Enio Brizola entregou um quadro de homenagem ao Senhor Eloe Ernesto Etzberger, proprietário da Móveis Veneza, que agradeceu a homenagem.
– Em atenção ao Requerimento nº 744/2023 [Convite à Sra. Fabiana Magnabosco, presidente da ACELBRA/RS e à Sra. Rozimeri Dorr, secretária da diretoria da ACELBRA/RS – Associação dos Celíacos do Brasil/RS, para participarem da sessão ordinária de 31 de maio de 2023, a fim de falar sobre o mês da conscientização da doença celíaca, Maio Verde]. O autor da matéria, vereador Raizer Ferreira, falou sobre a importância da conscientização sobre a doença celíaca. Na sequência, o espaço da tribuna foi concedido à Sra. Fabiana Magnabosco, que falou sobre o Maio Verde, doença celíaca e seus sintomas e sobre a conscientização das equipes de saúde e população em geral. Vários vereadores fizeram questionamentos, que foram respondidos pela Sra. Fabiana.
– Durante a leitura do expediente, após a leitura do Ofício nº 50/2023, do Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo, o vereador Enio Brizola sugeriu que, conforme citado no ofício, fosse formada uma comissão do legislativo para rever junto ao Executivo os índices de reajuste referente aos salários básicos e auxílio alimentação dos servidores públicos. Ficou definido que seria incluída, na pauta da reunião de líderes do dia 05/06, a criação da referida comissão.
– O vereador Cristiano Coller solicitou 15 dias de vista ao Projeto de Lei Complementar nº 5/2023, de autoria do Poder Executivo, o que foi aprovado por 7 votos favoráveis e 6 contrários. Os vereadores Cristiano Coller, Enio Brizola, Felipe Kuhn Braun, Gerson Peteffi, Gustavo Finck, Inspetor Luz e Lourdes Valim votaram “sim”, e os vereadores Darlan Oliveira, Ito Luciano, Raizer Ferreira, Ricardo Ritter – Ica, Semilda – Tita e Vladi Lourenço votaram “não”.
– O vereador Cristiano Coller solicitou 15 dias de vista ao Projeto de Lei nº 12/2023, de autoria do Poder Executivo, o que foi aprovado.
– Foi acordada entre os parlamentares a supressão do intervalo regimental que ocorreria após a votação da ordem do dia, passando-se imediatamente ao espaço destinado ao uso da palavra pelos vereadores e líderes partidários.