Ocorrências da Sessão (59ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura)
– O vereador Felipe Kuhn Braun (Primeiro-Secretário) estava ausente, motivo pelo qual o vereador Joelson de Araújo (Segundo-Secretário) ocupou a Primeira-Secretaria; e a vereadora Deza Guerreiro ocupou a Segunda-Secretaria.
– Tendo em vista a licença do vereador Giovani Caju (PP), conforme o Requerimento nº 1162/2025 (Licença da vereança do vereador Giovani Caju, entre os dias 01 e 03 de setembro de 2025, para tratar de assuntos de interesse particular.), o suplente Emerson Motora (PP) foi convocado para assumir a vereança, entregou o Diploma de Vereador e a Declaração de Bens, prestou o compromisso legal e foi declarado empossado.
– Em atenção ao Requerimento nº 1001/2025 (Convite ao Deputado Estadual, Delegado Zucco, para participar da Sessão Ordinária do dia 1º de setembro de 2025, a fim de falar sobre as ações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e do documentário realizado pelo Senhor Governador Eduardo Leite.), o autor da matéria, vereador Juliano Souto, fez uso da tribuna para introdução do assunto. Na sequência, o uso da palavra foi concedido ao deputado Delegado Zucco, que iniciou sua fala destacando o respeito ao mandato dos vereadores de Novo Hamburgo, independentemente de ideologias políticas, enfatizando que o objetivo comum é tornar a cidade um lugar melhor. Ele apresentou uma prestação de contas do seu mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e enfatizou a importância da alternância de poder como pilar da democracia, declarando, que, mesmo sendo da base do governo estadual, vota contra projetos que considera prejudiciais, como o aumento de ICMS proposto em 2023. Questionado pelo vereador Juliano Souto acerca da atuação do governador Eduardo Leite e sobre o documentário produzido pelo Governo do Estado – segundo ele, visando às eleições presidenciais –, o deputado concordou com o vereador e teceu críticas ao governador Eduardo Leite por estar abandonando o cargo para buscar a presidência da República, deixando o Rio Grande do Sul em segundo plano. O deputado Delegado Zucco propôs, ainda, a unificação das eleições para evitar prejuízos à administração pública. Encerrada a sua fala, teceram comentários e também fizeram questionamentos ao deputado os vereadores Joelson de Araújo, Daia Hanich, Deza Guerreiro e Cristiano Coller, os quais foram respondidos pelo convidado. Encerrada a participação do deputado, foi feito um registro fotográfico dos vereadores com o parlamentar. Após, deu-se início à leitura do expediente.
– Em requerimento verbal, o vereador Enio Brizola solicitou a retirada do Requerimento nº 1203/2025 [Concessão do Prêmio Primavera ao Senhor Paulo Kovalski pela dedicação de 22 anos ao cultivo de flores, chás, árvores nativas e frutíferas em espaços públicos comunitários.], o que foi aprovado.
– Antes da apreciação da ordem do dia, a vereadora Deza Guerreiro, em requerimento verbal, solicitou a inversão da pauta, de modo que as falas dos parlamentares no espaço destinado ao uso da palavra ocorresse antes da tribuna popular agendada, tendo em vista que várias pessoas no plenário aguardavam o discurso do vereador Emerson Motora. Em votação, foi aprovado.
– Conforme acordado entre os parlamentares, foi suprimida a suspensão regimental que ocorreria após a votação da ordem do dia e passou-se imediatamente ao espaço destinado ao uso da palavra pelos vereadores e líderes partidários. O presidente Cristiano Coller, com a anuência dos demais vereadores, cedeu seu primeiro lugar ao vereador Emerson Motora.
– Encerrados os pronunciamentos dos parlamentares, o espaço da Tribuna Popular foi concedido ao líder comunitário Pedrinho de Oliveira, que anunciou sua mobilização para ir a Brasília no final de setembro. O objetivo da viagem é apresentar um projeto abrangente que busca investimentos de R$ 200 a R$ 300 milhões para Novo Hamburgo ao longo dos próximos 10 anos, com foco em áreas como saúde, moradia digna, cultura, prevenção de enchentes e infraestrutura social. Durante sua fala, ele destacou que já conta com cerca de 700 assinaturas populares em apoio ao projeto e mencionou diversas lideranças comunitárias que estão engajadas na causa. Enfatizou o apoio de parlamentares como o deputado Giovani Cherini, o senador Paulo Paim e outros envolvidos, além de mencionar emendas já encaminhadas ou previstas para setores como saúde (especialmente oncologia), moradia e cultura. Ele também falou sobre a necessidade de repasse de recursos para a Sociedade Nossos Talentos e para coberturas de ginásios esportivos, além de melhorias em bairros como Canudos, Iguaçu e Santo Afonso. Fez ainda críticas ao não cumprimento de promessas relacionadas à infraestrutura (como rotatórias e instalação de canos) e sugeriu a criação de uma lei federal para restringir a circulação de caminhões em horários de pico, com o objetivo de melhorar o trânsito e a segurança viária.